Unitau 2015 - Segundo José Murilo de Carvalho, na obra Os bestializados, dentre os fatores que ajudaram a minar a constituição do poder público e o fortalecimento da sociedade civil no Brasil, estava o sistema oligárquico da Primeira República, que, ao modernizar as estruturas políticas e econômicas e manter as estruturas sociais intactas, criou uma cidadania excludente, o que levou ao surgimento de movimentos sociais urbanos e rurais, durante esse período.
Dentre os movimentos sociais urbanos que lutaram pela expansão dos direitos de cidadania, na Primeira República, podemos indicar:
a) A Revolta da Chibata, no Rio de Janeiro, em 1910, na qual os marinheiros pegaram em armas contra a punição por chibatadas.
b) O movimento de Juazeiro, em 1914, liderado pelo padre Cícero Romão Batista, que contou com a participação da população desamparada pelo declínio do coronelismo.
c) A Cabanagem, em Belém do Pará, que envolveu mestiços, índios e africanos pobres ou escravos, na luta pela terra e por melhores condições de vida.
d) O movimento de Canudos, na Bahia, que condenava o regime laico imposto pela República.
e) A Revolta dos Malês, em Salvador, na qual cidadãos planejaram a tomada do poder e a libertação dos escravos na Bahia.
RESPOSTA:
Letra A.
A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário