PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de História - FATEC 2002 - De pé ficaremos todos

FATEC 2002 - 
"De pé ficaremos todos 
E com firmeza juramos 
Quebrar tesouras e válvulas 
E pôr fogo às fábricas daninhas." 
(Canção dos quebradores de máquinas do séc. XIX, citada por Leo Huberman. História da riqueza do homem. 1979) 

O movimento representado nessa canção denominouse: 
a) Liberalismo: defendia a idéia de que todas as nações deveriam implantar a liberdade de comércio e a destruição das máquinas. 
b) Anarquismo: a maior parte de seus seguidores aponta Deus, o Estado e as máquinas como os maiores inimigos da liberdade humana. 
c) Cartismo: originou-se de um documento chamado Carta do Povo, no qual, entre outras coisas, estava a defesa do sufrágio universal masculino e o voto secreto, além da destruição das máquinas, maiores concorrentes dos trabalhadores da época. 
d) Socialismo: conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho nas fábricas. 
e) Ludismo: seus seguidores acreditavam que os responsáveis por sua miséria e desemprego eram as máquinas e passaram a destruí-las

RESPOSTA:
Letra E.

O termo “ludismo” está associado, segundo a tradição, à figura do artesão Eduard Ludd, que iniciou um movimento, logo seguido por vários operários (trabalhadores em manufaturas e artesanato), que pregava a idéia de que as máquinas fossem quebradas, pois eram consideradas responsáveis pelas péssimas condições de vida dos setores subalternos. Na realidade, trata-se de uma tentativa ingênua e desesperada de manter o sistema tradicional, de produção baseada em métodos tradicionais precisos de trabalho, já sacramentados, e que foram atingidos pela mecanização.

Nenhum comentário: