PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de junho de 2023

Teste de Literatura: Iracema, de José de Alencar (01)

Lista de Exercícios Iracema, de José de Alencar (01)


1 - PUC-SP 2017 - Desde então os guerreiros pitiguaras que passavam perto da cabana abandonada e ouviam ressoar a voz plangente da ave amiga, afastavam-se com a alma cheia de tristeza, do coqueiro onde cantava a jandaia. E foi assim que um dia veio a chamar-se Ceará o rio onde crescia o coqueiro, e os campos onde serpeja o rio. 
O trecho acima integra o romance Iracema, de José de Alencar. Considerando a obra como um todo, o trecho em pauta se refere 
a) à morte de Iracema após o nascimento de Moacir e seu sepultamento junto a uma carnaúba, na fronde da qual canta ainda a jandaia. 
b) às consequências das guerras entre as tribos pitiguara e tabajara pela conquista e manutenção da terra brasileira contra o domínio dos invasores franceses. 
c) ao desfecho trágico do relacionamento amoroso de Iracema e Martim, provocado pela vingança de Irapuã, pretendente preterido pela virgem. 
d) ao castigo recebido por Iracema, guardadora dos segredos da jurema, por quebra do voto de castidade ao tornar-se esposa de Martim.

2 - UPF 2010 - Leia as afirmações relativas ao romance Iracema, de José de Alencar.
I. É uma obra escrita no período do Romantismo, no contexto do projeto de nacionalismo desenvolvido pelos intelectuais e governo da época. Entretanto, devido à sua temática, não pertence ao conjunto de obras literárias que abordam o tema da expressão do Brasil recémindependente.
II. A primeira parte da narrativa mostra que a índia Iracema, a protagonista da história, vivia em perfeita harmonia com a natureza e os costumes de sua nação. Assim, o texto a inclui como mais um elemento da natureza americana.
III. Iracema, índia, tem um filho, Moacir, com o português Martim. Dessa forma, cria-se uma fábula do surgimento da raça brasileira: mestiça. Assim, afirma-se que este romance é de formação.

Qual(s) está(ão) correta(s)? 
a) I, II e III 
b) Apenas I e II 
c) Apenas II e III 
d) Apenas I e III 
e) Apenas III

3 - UEMG 2022 - O texto a seguir é um excerto da obra Iracema, do escritor do Romantismo brasileiro José de Alencar.

[...]

Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.

A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.

Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.

[...]
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 2004.

Considerando esse excerto da obra e o contexto de toda a narrativa, assim como as características do Romantismo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta
I. Iracema é uma obra romântica, exercendo, portanto, a função de literatura crítica, denunciando a desumanidade e o apagamento cultural dos nativos implicados no processo de colonização.
II. A representação da natureza no contexto do Romantismo ocorre de maneira idealizada, ressaltando as belezas do Brasil, o que indica a presença de um nacionalismo ufanista na obra.
III. O protagonismo feminino verificado em Iracema visa à representação da mulher como figura emancipada, dona de seu destino, surgindo heroínas independentes do poder masculino.
IV. A linguagem é um aspecto fundamental no Romantismo, de modo que, embora o texto de Iracema seja em prosa, observam-se marcas líricas, com aguçado tom poético, na construção da narrativa.
V. Em Iracema, o colono surge como herói da narrativa, sendo o par romântico da nativa, reforçando o discurso de harmonia entre os colonos e os indígenas.

a) Apenas II e V estão corretas. 
b) Apenas II, IV e V estão corretas. 
c) Apenas III e V estão incorretas. 
d) Apenas I está incorreta.

4 - FPP 2016 - Leia as seguintes sentenças sobre a obra Iracema, de José de Alencar. 
I. Constitui obra de exaltação da flora e fauna brasileira, mas apresenta o índio como representante de uma raça inferior e inculta. 
II. A obra representa o mito alencariano composto pelo herói, o índio, resistente à colonização e à presença do ‘outro’, e o branco, colonizador agressivo que deseja destruir o nativo. 
III. A personagem Martim, representação do colonizador europeu, apesar de seu amor por Iracema, resiste à cultura indígena e rejeita a língua e os costumes nativos. 
IV. A personagem Iracema, representação do índio exaltado pela literatura do período romântico, pode ser considerada um símbolo da terra mãe, o Brasil. 
V. O romance apresenta, por meio de estilo lírico, uma idealização do índio brasileiro. 

Considerando-se as características da obra e os princípios estéticos e ideológicos do período romântico brasileiro, pode-se afirmar que: 
a) somente as sentenças I e II estão corretas. 
b) somente as sentenças III, IV e V estão corretas. 
c) somente a sentença I está correta. 
d) somente a sentença IV está correta. 
e) somente as sentenças IV e V estão corretas.

5 - FMABC 2017 - O romance Iracema, de José de Alencar, é considerado um verdadeiro poema em prosa. Há nele um proposital trabalho com a linguagem marcado por expressivo uso de figuras de estilo. Assim, indique abaixo o enunciado que apresenta uma prosopopeia. 
a) Em torno carpe a natureza o dia que expira. Soluça a onda trépida e lacrimosa; geme a brisa na folhagem; o mesmo silêncio anela de opresso. 
b) O mel dos lábios de Iracema é como o favo que a abelha fabrica no tronco da andiroba: tem na doçura o veneno. 
c) Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. 
d) A tarde é a tristeza do sol. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem manhã, até que venha para ela a grande noite.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - B
04 - E
05 - A

Nenhum comentário: