PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa - com gabarito

Questão 01 - UFU 2012/2 - O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado! 
ROSA, Guimarães. Grande Sertão: veredas. 6 ed, Rio de Janeiro: José Olympio, 1968. p. 18. 
O trecho acima, de Grande Sertão: veredas, remete à descrição do espaço geográfico na obra de Guimarães Rosa. Em relação ao espaço geográfico, é correto afirmar que, em 
a) “São Marcos”, a astúcia do sertanejo vence o embate com a civilização, metaforizada pelo indivíduo da cidade, que não sobrevive à violência do sertão. 
b) “São Marcos”, o espaço é descrito através de imagens da fauna e da flora que metaforizam uma religiosidade “sertaneja”, marcada pela benevolência e pelo perdão. 
c) “A volta do marido pródigo”, o sertanejo é visto como ardiloso e astucioso, totalmente adaptado a um meio ambiente violento e rústico. 
d) “A volta do marido pródigo”, a descrição do espaço volta-se para as regiões mais violentas do sertão brasileiro, onde não há nenhum traço da urbanidade.

Questão 02 - ENEM 2011 - Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: — Zé-Zim, por que é que você não cria galinhas-d‘angola, como todo o mundo faz? — Quero criar nada não... — me deu resposta: — Eu gosto muito de mudar... [...] Belo um dia, ele tora. Ninguém discrepa. Eu, tantas, mesmo digo. Eu dou proteção. [...] Essa não faltou também à minha mãe, quando eu era menino, no sertãozinho de minha terra. [...] Gente melhor do lugar eram todos dessa família Guedes, Jidião Guedes; quando saíram de lá, nos trouxeram junto, minha mãe e eu. Ficamos existindo em território baixio da Sirga, da outra banda, ali onde o de-Janeiro vai no São Francisco, o senhor sabe. 
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento).
a) relata o seu interlocutor a história de Zé-Zim, demonstrando sua pouca disposição em ajudar seus agregados, uma vez que superou essa condição graças à sua força de trabalho. 
b) descreve o processo de transformação de um meeiro — espécie de agregado — em proprietário de terra. 
c) denuncia a falta de compromisso e a desocupação dos moradores, que pouco se envolvem no trabalho da terra. 
d) mostra como a condição material da vida do sertanejo é dificultada pela sua dupla condição de homem livre e, ao mesmo tempo, dependente. 
e) mantém o distanciamento narrativo condizente com sua posição social, de proprietário de terras.

Questão 03 - UNIMES 2017 - Sou poeta e continuo trabalhando o domínio da poesia, mesmo que escreva em prosa. E quem me marcou mais foram os poetas brasileiros – os que chegaram a mim na altura em que eu começava a escrever. Principalmente o Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa. É um grande livro de cabeceira. Uma espécie de reencontro àquela linguagem que, nele, era um território. Era como a savana do meu país. Esse ‘sertão’ era qualquer coisa em que eu me reconhecia, me revia. 
(“Mia Couto: ‘Sertão’, de Guimarães, é a savana africana”. http://veja.abril.com.br. Adaptado.) 
No excerto, o escritor moçambicano Mia Couto identifica uma similaridade entre elementos e paisagens da obra de Guimarães Rosa com os da savana africana, presentes em seu país de origem. 
Assim, conclui-se corretamente que o livro Grande Sertão: Veredas retrata características do bioma brasileiro denominado 
a) Pantanal 
b) Pampa 
c) Mata Atlântica. 
d) Cerrado. 
e) Amazônia.

Questão 04 - PUC-Campinas 2013/1 - Na ficção de Guimarães Rosa, cuja primeira virtude é chamar o leitor para uma espécie de gramática de uma nova língua, o cenário privilegiado é o de um amplo sertão brasileiro, entendido ainda como espaço simbólico. E o autor teve olhos também para o nascimento de Brasília, num conto de Primeiras estórias. Entre o tempo arcaico e o tempo do futuro, entre “a roça e o elevador”, para lembrar uma imagem de Carlos Drummond de Andrade, Rosa escolheu a ambos: linguagem de novíssima arquitetura, temas que remontam ao regionalismo primitivo, povoado de coronéis e jagunços. 
(Aristides Valerim, inédito) 
As disputas violentas entre bandos de jagunços fornecem ao romance Grande sertão: veredas uma linha narrativa básica, pontuada pela presença intensa de um amor culposo, de sofridas indagações acerca do que é o Bem e o que é o Mal. Por conta disso, nesse romance de Guimarães Rosa as tonalidades da épica, da lírica e da reflexão metafísica ou moral 
a) excluem-se reciprocamente, razão pela qual o romance apresenta-se dividido em três partes. 
b) integram-se de modo admirável, costuradas pela linguagem nova e surpreendente criada pelo artista. 
c) combatem-se a maior parte do tempo, saindo vitorioso o sentimento cristão que a tudo consegue harmonizar. 
d) alternam-se um tanto arbitrariamente, constituindo isso a única fragilidade do romance. 
e) dão ao conjunto um aspecto nebuloso, entre farsa e tragédia, que se oferece ao leitor como enigma insolúvel.

Questão 05 - PUC-Campinas 2010 - Em qualquer sociedade de tipo feudal, a lealdade dos servos se exercita em troca da segurança que o senhor pode dar. Creio que a lealdade dos jagunços, em face do chefe, tinha também um fundamento parecido: seria talvez o medo da solidão em face de uma natureza tão grandiosa, tão áspera, tão despovoada que levaria aqueles homens humildes a aderir ao grupo guerreiro, entregando-se a uma vida aventurosa em troca de uma solidariedade fraterna. A aventura: “eu avistava as novas estradas, diversidade de terras”. A ausência de fraternidade, do amor, parece ser sinal de alienação para o jagunço: “Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”, diz Riobaldo. A lealdade é, porém, o grande valor social, disseminado entre os jagunços de Grande sertão: veredas. 
(Adaptado de Fernando Correia Dias. Aspectos sociológicos de Grande sertão: veredas, in Guimarães Rosa – Fortuna crítica. Org. por Eduardo de Faria Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira / INL, 1983, p. 401 
Levando em conta o que afirma o texto, conclui-se que, em sua obra-prima, Guimarães Rosa 
a) buscou sobretudo exaltar a natureza tropical, vista como espaço propício para as grandes aventuras. 
b) historiou a formação dos grupos de jagunços, que se deu por iniciativa de violentos proprietários feudais. 
c) elegeu os valores do universo feudal dos jagunços como parâmetros para o futuro da civilização moderna. 
d) narrou o lírico caso de amor de Riobaldo, contrastando-o com os conflitos violentos entre jagunços e senhores feudais. 
e) valorizou elementos primitivos da ética feudal ao narrar as sagas de jagunços nas terras rudes do sertão.

Questão 06 - UFRGS 2004 - Leia os trechos abaixo, extraídos do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. 

1. "O que vale, são outras coisas. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam." 
2. "Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no baixo do córrego. [...] Daí, vieram me chamar. Causa dum bezerro; um bezerro branco, erroso, os olhos de nem ser - se viu - ; e com máscara de cachorro."
3. "O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: [...] Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; é onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade." 
4. "Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente. Queria entender do medo e da coragem, e da gã que empurra a gente para fazer tantos atos, dar corpo ao suceder." 
5. "[...] sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois." 

Associe adequadamente as seis afirmações abaixo com os cinco fragmentos transcritos acima. 

( ) Sob o forte impacto do seu amor por Diadorim, Riobaldo procura entender a diferença desse amor imposto pelo destino. 
( ) O narrador busca definições exemplares do sertão, espaço que não se pode dimensionar. 
( ) Trata-se das palavras iniciais do romance, que já dão sinais da existência de um interlocutor presente. 
( ) Riobaldo ultrapassa a condição de homem da sua região, narrando o seu desejo de compreender os sentimentos e as forças que movem a vida humana. 
( ) Trata-se de uma reflexão sobre a memória dos episódios vividos pelos seres humanos. 
( ) O diabo, que Riobaldo vai enfrentar na cena do pacto, pode assumir várias formas, como as de animais. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) 3 - 2 - 5 - 4 - 1 - 3. 
B) 5 - 3 - 2 - 4 - 1 - 2. 
C) 4 - 2 - 3 - 1 - 5 - 4. 
D) 5 - 3 - 4 - 2 - 2 - 1. 
E) 4 - 1 - 3 - 1 - 5 - 2.

Questão 07 - UC-BA - "A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgovernado. Assim eu acho, assim eu conto (...). Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. 
O trecho acima, de Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, esclarece um dos aspectos do tratamento dado ao tempo nessa obra. 
Assinale a alternativa em que se explicita esse tratamento. 
a) narrador alterna o relato de fatos importantes do passado com a narração de pequenos episódios mais recentes. 
b) A ordem cronológica da narrativa vai conferindo aos fatos relatados a importância real que tiveram no passado. 
c) A narrativa constrói-se a partir de um tempo reestruturado pela memória, em que os acontecimentos se classificam segundo uma ordem de importância subjetiva. 
d) relato dos acontecimentos não é feito em ordem cronológica, porque, se o fosse, ficaria falseada a importância dos fatos narrados, visto que a memória é mentirosa. 
e) tempo da narrativa confunde na memória os acontecimentos significativos com aqueles que têm importância menor.

Questão 08 - PUCCAMP - "O romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto, por um velho fazendeiro do Norte de Minas, antigo jagunço. Na estrutura do livro, os fatos são transpostos para uma atmosfera lendária e o real se cruza com o fantástico." As afirmações acima referem-se à obra-prima de um grande escritor brasileiro moderno: 
a) Saragana, de João Guimarães Rosa. 
b) Cangaceiros, de José Lins do Rego. 
c) Menino do Engenho, de José Lins do Rego. 
d) Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. 
e) Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.

Questão 09 - PUCC-SP - "Sertão. Sabe o senhor: o sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. Viver é muito perigoso." Pelo fragmento acima, de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, percebemos que neste romance, como em outros textos regionalistas do autor: 
a) o conflito entre o eu e o mundo se realiza pela interação entre as personagens e o sertão, que acaba por ser mítico e metafísico. 
b) o sertão é um lugar perigoso, onde os habitantes sofrem as agressões do meio hostil e adverso à sobrevivência humana. 
c) não existe uma região a que geograficamente se possa chamar "sertão": ela é fruto da projeção do inconsciente das personagens. 
d) a periculosidade da vida das personagens está circunscrita ao meio físico e social em que vivem. 
e) há um conceito muito restrito de sertão, reduzido a palco de luta entre bandos de jagunços.

Questão 10 - UFPR - A obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa: 
a) continua o regionalismo dos fins do século passado, sem grandes inovações. 
b) exprime problemas humanos, em estilo próprio, baseado na contribuição linguística regional. 
c) descreve tipos de várias regiões do Brasil, na tentativa de documentar a realidade brasileira. 
d) fixa os tipos regionais, com precisão científica. 
e) idealiza o tipo sertanejo, continuando a tradição de Alencar.

Questão 11 - FUVEST-SP - "Diadorim me chamou, fomos caminhando, no meio da queleléia do povo. Mesmo eu vi o Hermógenes: ele se amargou engulindo de boca fechada. – 'Diadorim' – eu disse – 'esse Hermógenes está em verde, nas portas da inveja...' Mas Diadorim por certo não me ouviu bem, pelo que começou dizendo: – 'Deus é servido...'" No texto acima há elementos que permitem identificar o romance do qual foi extraído. 
O romance é: 
a) Os sertões. 
b) Grande sertão: veredas. 
c) O coronel e o lobisomem. 
d) O Quinze. 
e) Vidas secas.

Questão 12 - WIG 2023/1 - Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é construído como uma longa narrativa oral, o romance tem como narrador-personagem:
a) Riobaldo
b) Diadorim
c) Zé Bebelo
d) Joca Ramiro

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - D
04 - B
05 - E
06 - B
07 - C
08 - D
09 - C
10 - B
11 - B
12 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...