PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Os sertões, de Euclides da Cunha - com gabarito

Questão 01 - EsPCEx 2020 - Os primeiros anos da República foram agitados no Brasil. A Região Nordeste do país enfrentava o crônico problema da seca. Vivendo de forma precária, muitos aderiram à pregação messiânica de Antônio Conselheiro. Essa temática está claramente retratada no livro 
a) O sertanejo, de José de Alencar. 
b) Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. 
c) Os sertões, de Euclides da Cunha. 
d) Canaã, de Graça Aranha. 
e) O alienista, de Machado de Assis.

Questão 02 - EsPCEx 2011 - Assinale a alternativa que indica em qual das três partes em que foi dividida a obra Os Sertões pode ser encontrado um elaborado trabalho sobre a etnologia brasileira. 
a) A Terra 
b) O Nordestino 
c) O Homem 
d) A Guerra 
e) A Luta

Questão 03 - UFN 2013 - Narrativa pré-modernista, primeira grande interpretação da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero em que vivia o jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia contra o fanatismo religioso resultante da miséria e do abandono do homem do sertão. Essa narrativa é 
a) Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. 
b) Sertão, de Coelho Neto. 
c) Os Sertões, de Euclides da Cunha. 
d) Pelo Sertão, de Afonso Arinos. 
e) O Sertanejo, de José de Alencar.

Questão 04 - CESMAC 2017/1 - Engenheiro e ensaísta social, Euclides da Cunha (1866-1909) é autor de uma das obras clássicas da interpretação social do Brasil: Os sertões (1902). 
Sobre essa obra é correto afirmar o que segue. 
a) Os sertões encerra uma prosa coloquial, clara e denotativa. 
b) Os sertões aborda a Guerra de Canudos, na Bahia. 
c) Os sertões trata da Guerra do Contestado, em Alagoas. 
d) Os sertões narra a vida do Conselheiro e de Lampião. 
e) Os sertões é um livro que faz a defesa veemente da Monarquia.

Questão 05 - FMC 2017/2 - Uma das contribuições mais importantes para o pensamento brasileiro, no sentido de uma renovação nas interpretações do que era o Brasil, é o livro de Euclides da Cunha ''Os sertões''. Publicado em 1902, o autor mostra a necessidade de entender o Brasil através da dualidade costa/interior. Em relação à temática abordada nesse livro, conclui-se que: 
a) Os temas tratados no livro dizem respeito, de um lado, às condições de vida na capital – Rio de Janeiro – e narram a Revolta da Vacina, mostrando como, no interior, a dinâmica agrária segue um fluxo marcado pelas tradições, revelando o lado positivo da cena rural. 
b) São dois os temas principais que orientam a obra de Euclides da Cunha: um que remete para a compreensão das condições de vida no interior através da narrativa da Guerra de Canudos; e outro que trata dos obstáculos existentes em relação à superação dessas mesmas condições, porque, embora o sertanejo seja um forte, ele será pressionado pelo povo da costa. 
c) Dois temas tomam conta do livro: as consequências decorrentes da Guerra do Paraguai, que provocam uma unidade no Estado brasileiro e dão início ao processo de modernização, estabelecendo uma relação de igualdade com o interior; e os movimentos de luta pela reforma agrária, explicados no livro como renovação do mundo rural. 
d) O livro propõe dois temas de importância central para o entendimento do Brasil: de um lado, as transformações na capital – Rio de Janeiro -, tomando como exemplo as revoltas urbanas do final do século XIX, como a Revolta do Vintém; de outro, a denúncia do avanço da concentração da propriedade fundiária que gera conflitos como o de Canudos. 
e) O conteúdo do livro de Euclides da Cunha é uma tentativa de realizar uma história dos movimentos rurais e tratar de duas experiências de modernização do campo: as Ligas Camponesas, que têm como região as áreas do sertão de Pernambuco, e a Revolta de Canudos, que acontece no interior da Bahia; com isso, temos a ideia de sertão tematizada nos estudos brasileiros.

Questão 06 - CESMAC 2019/2 - Os Sertões, de Euclides da Cunha, narra uma das maiores hecatombes da história brasileira: a Guerra de Canudos (1893-1897). Dividido em três partes — a Terra, o Homem e a Luta —, Os Sertões busca conhecer em verticalidade as causas e os motivos que levaram à formação do Arraial de Antônio Conselheiro e, por decorrência, à guerra entre os conselheiristas e o Exército Brasileiro. 

Ainda sobre Os Sertões podemos afirmar como verdadeiro. 
A) Euclides em sua narrativa lança mão de um português coloquial, inaugurando o nosso romance regionalista. 
B) Euclides descreve o sertanejo como um tipo forte, alto, falastrão e pouco miscigenado. 
C) Em Os Sertões prevalecem os aspectos cômicos da guerra em detrimento dos episódios trágicos. 
D) Tanto Antônio Conselheiro quanto os seus seguidores são descritos como fanáticos religiosos. 
E) Antônio Conselheiro é visto como um líder sóbrio, equilibrado e que poderia conduzir o Brasil para um futuro grandioso.

Questão 07 - UNIEVA 2021/1 -  Na obra, Os Sertões, Euclides da Cunha adota uma linguagem 
a) informal e reprodutora da oralidade. 
b) marcada pela simplicidade e leveza. 
c) conhecida como barroco-científica. 
d) marcada por vocabulário inacessível e informal.

Questão 08 -  UNIEVA 2018/1 - Leia o excerto a seguir. 
A descrição minuciosa da terra, do homem e da luta situa [...] no nível da cultura científica e histórica [...] geografia humana e sociologia como um espírito atilado poderia fazê-las no começo do século. Trata-se de uma obra de contornos literários, sociológicos, antropológicos e históricos, na medida em que recria literariamente a guerra de Canudos. 
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 330. (Adaptado) 

No excerto apresentado, o crítico e historiador literário Alfredo Bosi faz referência à seguinte obra: 
a) Canaã, de Graça Aranha. 
b) Macunaíma, de Mário de Andrade. 
c) Os sertões, de Euclides de Cunha. 
d) Urupês, de Monteiro Lobado.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - C
04 - B
05 - B
06 - D
07 - C
08 - C

Nenhum comentário: