PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis - com gabarito

Questão 01 - EsPCEx 2013 - Leia o fragmento abaixo: 
“AO LEITOR 
Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, cousa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual, ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.” O fragmento acima é parte da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em folhetim em 1880 e editada em livro em 1881. 
Essa obra, de autoria de 
a) Machado de Assis, é uma das mais conhecidas do Naturalismo no Brasil. 
b) Guimarães Rosa, é tida como a mais importante produção do Modernismo no Brasil. 
c) Aluísio Azevedo, lançou no Brasil o movimento denominado Naturalismo. 
d) Machado de Assis, é apontada como o marco inicial do Realismo no Brasil. 
e) Aluísio Azevedo, encerra o Romantismo e inicia o Realismo brasileiro.

Questão 02 - ESA 2011 - A obra literária que marca o final do Romantismo e o início do Realismo no Brasil é 
a) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães. 
b) “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo. 
c) “O Guarani”, de José de Alencar. 
d) “O Ateneu”, de Raul Pompéia. 
e) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

Questão 03 - ITA 2016 - Sobre Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que o protagonista 
a) destaca, no período de sua adolescência, a paixão por Marcela. 
b) se mostra melancólico no negativo balanço final de suas lembranças. 
c) relata com franqueza e sem autocomplacência as experiências que viveu. 
d) narra o envolvimento adúltero que teve com Virgília, esposa de Lobo Neves. 
e) confessa que a passagem mais triste de sua vida foi a morte precoce de Eulália.

Questão 04 - CESMAC 2019/1 - O filósofo Quincas Borba é um personagem criado por Machado de Assis. Autor da teoria do Humanitas, o personagem de Quincas Borba dá título ao sexto romance de Machado, publicado em 1891. No entanto, Quincas Borba não é apenas personagem do romance Quincas Borba, mas também de outro romance de Machado. Qual? 
a) Memorial de Aires. 
b) Dom Casmurro. 
c) Memórias póstumas de Brás Cubas. 
d) Helena. 
e) A mão e a luva.

Questão 05 - UNESC 2019 - Qual movimento literário no Brasil tem como marco inicial a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), de Machado de Assis? 
a) Parnasianismo. 
b) Simbolismo. 
c) Romantismo. 
d) Realismo. 
e) Modernismo.

Questão 06 - UCPEL 2018 - A ficção machadiana tem como particularidade a presença de diálogo constante com o leitor, o que pode ser verificado no fragmento que segue: 
[...] Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem [...] 
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial. p. 172 (fragmento) 
Essa forma de escrita de Machado de Assis sinaliza uma característica importante que está presente na 
a) poética simbolista. 
b) prosa modernista. 
c) prosa romântica. 
d) prosa realista. 
e) poética naturalista.

Questão 07 - USF 2013/1 - A respeito da obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, assinale a opção incorreta. 
a) No capítulo Ao leitor, o narrador afirma que adotou uma forma livre. Essa forma pode ser exemplificada pela inversão temporal que há na obra, iniciada pelo fim, e por muitas digressões reflexivas. 
b) O capítulo IX – Transição – começa “E vejam agora com que destreza, com que arte eu faço a maior transição deste livro.” No trecho, percebe-se a função metalinguística, quando o autor discute o fazer artístico, o que também acontece em “De modo que o livro fica assim com todas as vantagens do método, sem a rigidez do método.” 
c) No capítulo LXX – D. Plácida – , aparece “ Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejava a intenção, e doía-lhe o ofício... tinha nojo de si mesma. (...) “... fiz-lhe um pecúlio de cinco contos... (...) Foi assim que lhe acabou o nojo.” A afirmativa do narrador ironiza a atitude de D. Plácida, que aceita como real uma história inventada por Brás Cubas para convencê-la a acobertar o relacionamento às escondidas. 
d) Em relação ao enredo da obra, pode-se destacar como tema mais importante a história de Quincas Borba, colega de faculdade de Brás Cubas, que desenvolve a teoria do Humanitismo, marcada pela profunda reflexão sobre o bem-estar e a ética do ser humano. A importância de tal personagem vai ser mais enfatizada no próximo romance de Machado de Assis – Quincas Borba. 
e) “Não houve nada, mas ele suspeita alguma coisa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.” O capítulo CVII – Bilhete – reproduz o bilhete enviado por Virgília a Brás Cubas. Tal bilhete foi escrito em meio à desconfiança de Lobo Neves sobre o possível adultério de Virgília.

Questão 08 - ITA 2007 - Alguns estudiosos consideram que a publicação, em 1881, do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, marca o início do Realismo na literatura brasileira. Contudo, não é difícil perceber que esse livro já apresenta algumas características que serão desenvolvidas pela ficção moderna do século XX, principalmente 
a) a ironia com que o narrador-personagem descreve a hipocrisia dos costumes da burguesia brasileira, que constitui aquilo que se pode chamar de “moral de fachada”. 
b) o caráter reflexivo da narrativa, que sempre procura entender o comportamento humano, mesmo naquilo que aparentemente ele tem de mais banal. 
c) o recurso a um tipo de ficção que questiona os limites entre o real e o irreal, já que o narrador do livro de Machado é um homem morto. 
d) o humor, que pode ser tanto mais explícito, gerando narrativas próximas da comédia, quanto mais sutil, marcando um distanciamento crítico do autor diante das personagens. 
e) o uso da metalinguagem, ou seja, o fato de o texto chamar a atenção para a sua própria construção, fazendo comentários acerca de si mesmo.

Questão 09 - UEL 1998 - O romance MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, de Machado de Assis, é considerado um divisor de águas - e não apenas em relação à obra do escritor, mas à História da Literatura Brasileira, já que naquela obra o autor 
a) abandona de vez a análise psicológica e a ironia, dando ênfase à trama realista calcada na descrição dos fatos. 
b) introduz entre nós os princípios da escola naturalista, sobretudo os que representam o determinismo científico. 
c) passa a idealizar valores morais e éticos até então relativizados, criando agora personagens fortes e íntegras. 
d) abandona o romantismo de fundo nacionalista e passa à análise das expressões particulares de culturas regionais. 
e) renova a forma mesma do gênero romance, dando-lhe uma elasticidade na qual ironia e análise objetiva se fundem.

Questão 10 - FACASPER 2018 - Sobre a personagem Virgília, de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é correto afirmar que o protagonista do romance 
a) amou-a sensualmente “durante quinze meses e onze contos de reis”, amor a respeito do qual, aliás, sobrevieram-lhe as primeiras dúvidas e desgostos. 
b) encontra-a no navio no qual embarca para a Europa, mas ela morre, transformando-se em pretexto para versos que procuram atenuar a dor da perda irreparável. 
c) faz a corte a ela; é bem recebido; tudo parece encaminhado da melhor maneira até que um rival seduz a noiva, acenando-lhe com a coroa de marquesa. 
d) considera-a uma nobre mulher, digna, de uma virtude que não permitia dúvidas, de um caráter que não admitia transações, uma dama para casar, não fosse coxa de nascença, o que nele causa certa repulsa incontornável. 
e) cede às pressões da irmã e fica noivo da moça, que, entretanto, morre subitamente poucos dias antes de o casamento deles se realizar.

Questão 11 - FACASPER 2018 - A propósito do “Delírio” do protagonista nas Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é correto afirmar que 
a) “a exploração do terreno mitológico do episódio concentra-se na figura de Pandora, a Grande Mãe que simboliza a renovação da vida e que aparece agigantada até tocar o céu e se despedir do enfermo, transformado ao final em seu próprio gato de estimação. 
b) o viajante através dos tempos discute o problema do destino como uma figura desmesurada de mulher, encarnação colossal da Natureza, que de modo absolutamente imprevisto agarra-o pelos cabelos e lança-o no mais fundo precipício. 
c) a visão do personagem parece vazia de sentido, embora soe excessiva e ardente; nela, a própria imagem da Natureza é uma revelação de verticalidade, anunciando os temas de pequenas epopeias e grandes prólogos. 
d) o personagem assiste ao intérmino desfile dos seres, dos mitos, dos mundos e das nebulosas, guiado por um espírito que não acata ordem estabelecida e que ao final se pergunta qual é a finalidade daquilo tudo senão levá-lo ao vácuo da existência. 
e) podemos nele notar quatro episódios: a transição do estado inconsciente para o delírio; segue-se a viagem à origem dos séculos no dorso de um hipopótamo; surge a figura monstruosa da Natureza ou Pandora; e, enfim, assiste o enfermo ao desfilar dos séculos.

Questão 12 - ITA-SP - Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto: 
"(...) a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. 
Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, – uma pérola." 
a) José de Alencar – Senhora 
b) Raul Pompéia – O Ateneu 
c) Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha 
d) Jorge Amado – Jubiabá 
e) Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas

Questão 13 - MACK-SP - "Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa." Virgília, descrita acima, é personagem do romance machadiano, introdutor do Realismo no Brasil: 
a) Memórias Póstumas de Brás Cubas. 
b) D. Casmurro. 
c) Memorial de Aires. 
d) A Mão e a Luva. 
e) nenhuma das anteriores.

Questão 14 - UNIEVA 2017/1 - Leia o fragmento a seguir para responder à questão. 
Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil. — Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador e gatuno. 
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Klick Editora, 1999. p. 53. 

Ao afirmar “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”, o narrador machadiano se mostra 
a) crédulo no grau de pureza do sentimento de sua amada. 
b) sarcástico em relação ao amor que Marcela nutriu por ele. 
c) ingênuo em relação aos detalhes de sua história de amor. 
d) certo de que Marcela o amou com ardor e sinceridade.

Questão 15 - FGV-SP 2012 - Reconheço que [Cotrim] era um modelo. Arguiam-no de avareza, e cuido que tinham razão; mas a avareza é apenas a exageração de uma virtude e as virtudes devem ser como os orçamentos: melhor é o saldo que o deficit. Como era muito seco de maneiras tinha inimigos, que chegavam a acusá-lo de bárbaro. O único fato alegado neste particular era o de mandar com frequência escra - vos ao calabouço, donde eles desciam a escorrer sangue; mas, além de que ele só mandava os perversos e os fujões, ocorre que, tendo longamente contrabandeado em escra - vos, habituara-se de certo modo ao trato um pouco mais duro que esse gênero de negócio requeria, e não se pode honestamente atribuir à índole original de um homem o que é puro efeito de relações sociais. 

Nas Memórias póstumas de Brás Cubas, de que procede o excerto aqui reproduzido, reconhece-se o romance que 
a) abre a fase chamada de realista da literatura brasileira. 
b) retrata a decadência e queda da monarquia no Brasil. 
c) inaugura a militância abolicionista do seu autor. 
d) revela a opção republicana de Machado de Assis. 
e) primeiro representou, no Brasil, o tipo social do arrivista.


GABARITO
01 - D
02 - E
03 - E
04 - C
05 - D
06 - D
07 - D
08 - E
09 - E
10 - A
11 - E
12 - E
13 - A
14 - B

Nenhum comentário: