Questão 07 - Unicamp 2018 / 2ª fase
A tira acima retrata a transformação de uma paisagem urbana associada aos processos de refuncionalização espacial e gentrificação (do inglês gentrification).
a) Dê dois exemplos de refuncionalização espacial ilustrados na tira acima.
b) O que é gentrificação? A partir de qual momento da urbanização mundial esse fenômeno passa a ocorrer?
Questão 08 - Unicamp 2018 / 2ª fase
O território egípcio é marcado pela presença de dois compartimentos naturais: o Delta do Nilo e um golfo. Com base em seus conhecimentos e na imagem acima, responda às questões.
a) O que é um delta? Indique qual é a forma de relevo típica de terreno deltaico.
b) Indique o nome do golfo que divide o território egípcio e aponte sua importância geopolítica para o mundo contemporâneo.
Questão 09 - Unicamp 2018 / 2ª fase
Com base na figura acima e em seus conhecimentos, responda às questões.
a) Explique o que é limite fronteiriço e o que é a Faixa de Fronteira Brasileira.
b) O que são cidades gêmeas? No território brasileiro, qual cidade gêmea é a mais importante em movimento de pessoas e de mercadorias?
Em 2016, conforme registros do INPE, cerca de 60.000 focos de incêndios de pequenas e grandes proporções atingiram o bioma Cerrado. Embora as queimadas resultem, em sua maior parte, da ação humana, elas também ocorrem como um evento natural, comum e integrado a esse bioma.
a) Aponte um fator que revela a importância das queimadas como evento natural nas áreas de Cerrado e explique sua sazonalidade.
b) Qual é o principal processo que impulsiona atualmente a reorganização regional no bioma Cerrado e qual é o tipo de produção econômica que prevalece nessa área?
As imagens acima indicam um fenômeno climático provocado pela dinâmica social. Esse fenômeno altera o tempo atmosférico nas grandes cidades do mundo todo.
a) Explique o que é clima e o que é tempo atmosférico.
b) Que fenômeno está representado nas isotermas indicadas acima? Esse fenômeno é sazonal ou independe da estação do ano?
Questão 11 - Unicamp 2018 / 2ª fase - A cidade de Hamburgo, a mais rica da Europa, exibe tanto a mais alta proporção de milionários como a mais elevada incidência de beneficiários da assistência pública da Alemanha; já Nova Iorque concentra a maior quantidade de ricos do Planeta, mas também um dos maiores exércitos de pessoas sem teto e indigentes do hemisfério ocidental. Aparentemente contraditórios, esses fenômenos estão vinculados ao avanço da prosperidade econômica global – não há declínio econômico nesses países – que traz retrocesso e desarticulação do Estado de bem-estar social. (Adaptado de Loic Wacquant, Parias urbanos. Marginalidad em la ciudad a comienzos del milenio. Buenos Aires: Manancial, 2015.)
a) Por que a produção da riqueza em países desenvolvidos está gerando mais pobres? Além do conflito de classes, cite outro tipo de conflito social observado em Nova Iorque que também é condicionante para a geração de pobreza.
b) O que é o Estado de bem-estar social? Dê um exemplo de recuo do Estado de bem-estar social.
RESOLUÇÃO COMENTADA - EM PDF:
Baixar no link: https://arquivosgeo.files.wordpress.com/2018/01/georesp.pdf
Baixar no link: https://arquivosgeo.files.wordpress.com/2018/01/georesp.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário