PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2020 - TEXTO I O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas

ENEM 2020 - 
TEXTO I 
O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015. FORMENTI. L Para bióloga. surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de Mariana O Estado de São Paulo, 14 jan 2017 

TEXTO II 
Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo. RODRIGUES. L Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental Agência Brasil, 25 jan. 2017. 

Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à) a) poluição dos rios locais. 
b) identificação da área afetada. 
c) destruição da vegetação nativa. 
d) aparecimento de enfermidade endêmica. 
e) surgimento de comunidades desabrigadas.

RESPOSTA:
Letra D.

As ideias apresentadas nos textos – aparentemente – sugerem uma divergência no entendimento acerca de uma endemia – a febre amarela – na região afetada pela tragédia de Mariana. Sabe-se que uma doença endêmica vitima uma população de espaço geográfico específico; no caso da febre amarela, trata-se de doença infecciosa, causada por um arbovírus – vírus transmitidos por mosquitos – que são característicos de áreas de florestas e matas tropicais.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...