sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de História - ENEM 2008 - O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda.

ENEM 2008 - O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse. 
Hélio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da missão cumprida. In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptações) 
Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevantes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetória democrática do país, conclui-se que 
a) a cassação do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas à morte. 
b) Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posição político-ideológica. 
c) a implantação do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestação à posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República. 
d) Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na política, com a instauração do regime militar. 
e) Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

RESPOSTA:
Letra E.

Carlos Lacerda foi um dos próceres da União Democrática Nacional (UDN), que sempre combateu ao varguismo e a seus associados (como Juscelino Kubitschek) ou continuadores (como João Goulart). Daí sua implacável oposição do governo JK e a malograda tentativa dos políticos situacionistas (aliás não endossada pelo próprio presidente no sentido de cassar seu mandato de deputado federal pela Guanabara.

Nenhum comentário: