segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Questão de Sociologia - ENEM 2021 - Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba,

ENEM 2021 - Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila. GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia? João Pessoa: Editora Universitária, 2009. 

Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional: 
a) Alianças afetivas conectadas ao ritual matrimonial. 
b) Práticas místicas associadas ao patrimônio cultural. 
c) Manifestações teatrais atreladas ao imaginário político. 
d) Narrativas fílmicas relacionadas às intempéries climáticas. 
e) Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.

RESPOSTA:
Letra B.

O fato de o texto tratar de uma oração para manter a chuva contada por um “encantador de viúvas” que se assemelha a um personagem da peça teatral Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, pode induzir os candidatos a assinalarem a alternativa que fala de narrativas fílmicas. Porém o enunciado da questão pede para considerar as expressões e vivências populares do cotidiano, ou seja, as práticas místicas muito comuns em todo o Nordeste brasileiro, guardadas suas peculiaridades regionais. Num sentido mais amplo, e não só restrito ao aspecto específico das intempéries climáticas, essas práticas remetem ao caráter geral do patrimônio cultural brasileiro.

Nenhum comentário: