PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Geografia - ENEM 1998 - Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos

ENEM 1998 - Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos: o do proprietário de uma fazenda e o de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras: 
Depoimento 1 
“A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Além disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero.” proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul. 

Depoimento 2 
“Sempre lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na Usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social. Ela é feita para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver que aqueles que possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela.”– integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá – MS. 

Questão 55  - A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a posição do proprietário de terras são: 
I. A Constituição do país garante o direito à propriedade privada, portanto, invadir terras é crime. 
II. O MST é um movimento político controlado por partidos políticos. 
III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem. 
IV. Este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça. 
Estão corretas as proposições: 
(A) I, apenas. 
(B) I e IV, apenas. 
(C) II e IV, apenas. 
(D) I , II e III, apenas. 
(E) I, III e IV, apenas.

Questão 56  - A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a posição do proprietário de terras são: 
I. A Constituição do país garante o direito à propriedade privada, portanto, invadir terras é crime. 
II. O MST é um movimento político controlado por partidos políticos. 
III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem. 
IV. Este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça. Estão corretas as proposições: 
(A) I, apenas. 
(B) I e IV, apenas. 
(C) II e IV, apenas. 
(D) I , II e III, apenas. 
(E) I, III e IV, apenas.

RESPOSTAS:
55 - Letra D.
56 - Letra A.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...