PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de Filosofia - UECE 2022.1 - Leia com atenção o seguinte diálogo entre Galileu e o garoto Andrea, personagens da peça Vida de Galileu

UECE 2022.1 - Leia com atenção o seguinte diálogo entre Galileu e o garoto Andrea, personagens da peça Vida de Galileu (1938-39), do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956): 
“GALILEU – Você entendeu o que eu lhe expliquei ontem? 
ANDREA – O quê? Aquela história de Copérnico e da rotação da Terra? 
GALILEU – É. 
ANDREA – Por que o senhor quer que eu entenda? É muito difícil, e eu ainda não fiz onze anos, vou fazer em outubro. 
GALILEU – Mas eu quero que você entenda. É para que se entendam essas coisas que eu trabalho e compro livros caros em vez de pagar o leiteiro. 
ANDREA – Mas eu vejo que o Sol de noite não está onde estava de manhã. Quer dizer que ele não pode ficar parado! Nunca, jamais... 
GALILEU – Você vê?! O que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos, mas arregalar os olhos não é ver. Galileu põe a bacia de ferro no centro do quarto e diz: 
GALILEU – Bem, isto é o Sol (aponta para a bacia). Sente-se aí (aponta para a cadeira). Andrea se senta na única cadeira, tendo a bacia à sua esquerda; Galileu fica de pé, atrás dele, e pergunta: 
GALILEU – Onde está o Sol, à direita ou à esquerda? 
ANDREA – À esquerda. 
GALILEU – Como fazer para ele passar para a direita? 
ANDREA – O senhor carrega a bacia para a direita, claro. 
GALILEU – E não tem outro jeito? Galileu levanta Andrea e a cadeira do chão, coloca-os do outro lado da bacia e pergunta: 
GALILEU – Agora, onde está o Sol? 
ANDREA – À direita. 
GALILEU – E ele se moveu? 
ANDREA – Ele, não. 
GALILEU – O que é que se moveu? 
ANDREA – Eu. 
GALILEU (gritando) – Errado, seu desatencioso! A cadeira! A cadeira se moveu! 
ANDREA – Mas eu com ela! 
GALILEU – Claro, a cadeira é a Terra. Você está em cima dela.” 
BRECHT, B. A vida de Galileu. Trad. Roberto Schwartz. In: Bertolt Brecht. Teatro completo, vol. 6.– 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. Adaptado. 
Com base no diálogo acima, é correto afirmar que, para o personagem Galileu, para compreender os fenômenos astronômicos acima discutidos, 
A) não é necessário observá-los, pois é suficiente raciocinar sobre eles. 
B) não é necessário raciocinar sobre eles, basta melhor observá-los. 
C) é necessário observá-los, com base em raciocínios e cálculos corretos. 
D) é necessário ler criticamente o que sobre eles diz a tradição filosófica.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: