PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 27 de novembro de 2021

Questão de Geografia - UECE 2022.1 - Considerando o cenário geoeconômico contemporâneo no que diz respeito ao neoliberalismo

UECE 2022.1 - Considerando o cenário geoeconômico contemporâneo no que diz respeito ao neoliberalismo e sua influência na dinâmica econômica e financeira global das últimas décadas, é correto dizer que 
A) a economia política do neodesenvolvimentismo de base nacional e industrial vem sendo capaz de dar respostas à conjuntura crítica macroeconômica global e, por essa razão, não se abstém de participar da economia global, sendo positivamente recepcionada pelos defensores da agenda neoliberal. 
B) a corrente de pensamento neoliberal que surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial na Europa e nos Estados Unidos, onde o capitalismo era hegemônico, e teve como primeira experiência neoliberal sistemática o Chile, nos anos 1970, sob a ditadura de Pinochet, desloca as possibilidades de soberania para as organizações, corporações transnacionais e outras entidades de âmbito global. 
C) o neoliberalismo dos tempos da globalização do capitalismo retoma e desenvolve os princípios que haviam sido formulados e colocados em prática com o liberalismo, ou a doutrina da mão invisível, a partir do século XVIII. Mas, o que distingue o neoliberalismo é o fato de ele dizer respeito à vigência e generalização das forças estatais capitalistas em âmbito global. 
D) O pensamento ultraconservador que vem ganhando terreno no discurso político contemporâneo penetrou as fissuras das elites neoliberais cosmopolitas e progressistas dos países desenvolvidos que, até então, controlavam a economia, as finanças globais e as estratégias territoriais de escopo internacional. Em seu lugar, propõe uma política identitária pluralista e de fraternidade, para o convívio entre as nações com diferentes graus de desenvolvimento econômico e social.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: