PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ACAFE 2022 - Em comparação com outros estados brasileiros, Santa Catarina possui uma rede urbana

ACAFE 2022 - Em comparação com outros estados brasileiros, Santa Catarina possui uma rede urbana menos concentrada, o que não significa que seja desarticulada. A respeito da economia catarinense e da produção relacionada a sua rede urbana, assinale a alternativa CORRETA. 
A) A BR-282, importante via de circulação no litoral catarinense, cruza o estado de Norte a Sul, dando acesso aos principais portos, entre os quais pode-se destacar: Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, que é o maior em movimentação de cargas e está próximo à Mesorregião da Grande Florianópolis. 
B) O Porto de Imbituba, considerado um porto novo e o mais moderno entre os cinco principais portos catarinenses, está diretamente relacionado à circulação de produtos utilizados no setor metalmecânico, que é o mais destacado na indústria da Mesorregião do Sul Catarinense, a qual o Porto de Imbituba serve. 
C) A Mesorregião do Oeste Catarinense, onde teve início um importante polo agroindustrial brasileiro, voltado à produção de carnes suína e de aves, além de outros produtos, possui Chapecó como um importante centro, não apenas na agroindústria, mas também no setor de serviços, polarizando áreas no interior dos três estados do Sul do Brasil. 
D) Criciúma, importante polo da Mesorregião do Sul Catarinense, concentra a produção carbonífera, indústrias têxteis e de turismo. A partir da tradição das migrações alemãs e contando com a maior Oktoberfest fora da Alemanha, a cidade tem se destacado como um grande polo irradiador da produção cervejeira, sendo a maior no estado e com destaque nacional.

RESPOSTA:
Letra C.

Na Mesorregião do Oeste Catarinense há um importante polo de agroindústrias que lá se originaram, entre as quais, podemos citar a Sadia, a Perdigão e a cooperativa Aurora. Chapecó, importante centro regional, abriga universidades, feiras ligadas ao setor agropecuário, bem como o fornecimento de serviços ligados ou não ao agronegócio. Pode-se destacar também o aeroporto de Chapecó com importante função regional.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...