PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de História - ACAFE 2022 - A ditadura civil-militar, no Brasil, instaurada pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964

ACAFE 2022 - A ditadura civil-militar, no Brasil, instaurada pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964, durou 21 anos e foi marcada pela ruptura do regime democrático, por forte centralismo e autoritarismo, pela cassação dos direitos políticos de opositores e pela violação das liberdades individuais. Com base nos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir: 
I. O Ato Institucional nº 2 (AI-2) estabeleceu a extinção de todos os partidos políticos, eleições indiretas para presidente e permitiu ao Executivo a cassação de mandatos. 
II. Conhecido como “anos de chumbo”, o mandato do General João Figueiredo foi caracterizado pelo crescimento das acusações de tortura e desaparecimento de opositores. 
III. Durante este período, a União Nacional dos Estudantes (UNE) organizou uma manifestação em apoio ao regime ditatorial, que ficou conhecida como “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. 
IV. Em 1965 foi instituído, no Brasil, o bipartidarismo, com a consequente formação da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). 
Todas as afirmações estão CORRETAS em: 
A) II e III. 
B) I e IV. 
C) I e III. 
D) II e IV.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: