PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de História - ENEM 2008 - A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades.

ENEM 2008 - A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.” 
Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações). 

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que 
a) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos. 
b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico. 
c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis. 
d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste. 
e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.

RESPOSTA:
Letra A.

A Peste Negra que ocorreu no ano de 1348 dizimou boa parte da população européia. O conhecimento médico existente naquela época não foi suficiente para conter a epidemia da doença, e esse processo teve efeitos sobre o crescimento e desenvolvimento das cidades.Naquela época, a justificativa dada para essa peste foi com base nos preceitos religiosos, sendo associada ao fim dos tempos. Além disso, essa região não contava com um projeto sanitário adequado que desconstruísse grandes focos da doença.

LEIA TAMBÉM:
Questões de História / ENEM 2008 - Questão 15 - Questão 38 - Questão 39 -  Questão 41 - Questão 42 - Questão 47 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - 

Nenhum comentário: