UNIFENAS 2022/1 - “Disposto a abraçar a fé de Cristo, o Manicongo enviou, em 1489, uma embaixada para o rei português, que foi presenteado com tecidos de palmeiras e objetos de marfim, formalizando seu desejo de se converter ao cristianismo e pedindo o envio de clérigos, assim como de artesãos, mestres de pedraria e carpintaria, trabalhadores da terra, burros e pastores. Junto com os pedidos, deixou claro, segundo Rui de Pina, cronista que registrou o evento, seu desejo de que doravante os dois reinos se igualassem nos costumes e na maneira de viver, solicitando que alguns jovens, enviados com a embaixada, fossem instruídos na fala, escrita e leitura latinas, além dos mandamentos da fé católica. E, com efeito, durante todo o ano de 1490 os enviados do rei do Congo permaneceram em Portugal, aprendendo o português, os mandamentos da fé católica e os costumes da sociedade portuguesa.”
VAINFAS, Ronaldo e MELLO e SOUZA, Marina de. Catolização e poder no tempo do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento antoniano, séculos XV-XVIII. Disponível em: https://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg6-7.pdf.
Ao retratar aspectos da organização da sociedade do Congo, o texto destaca a
a) clara relação imediatamente percebida pelos congoleses entre fé e poder.
b) centralidade política estatal dificultada pela imposição de costumes europeus.
c) complexidade política legitimada pelas tradições comerciais iorubás e nagôs.
d) diversidade religiosa estimulada pelo expansionismo colonial português.
e) fragilidade real impulsionada pelo contato com os traficantes de escravos.
RESPOSTA:
Letra A.
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