PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Questão de História - PUC-Campinas 2022 - A desintegração do Império Romano, entre os vários fatores históricos que a explicam,

PUC-Campinas 2022 -  A desintegração do Império Romano, entre os vários fatores históricos que a explicam, 
(A) ocorreu de forma acelerada após a divisão em Império Romano do Oriente e Império Romano do Ocidente, os quais não resistiram às chamadas “invasões bárbaras”. 
(B) foi um processo lento, ao longo de quatro séculos, que se deu de forma desigual em seu território e com relação direta com a crise do sistema escravista e o enfraquecimento do poderio militar. 
(C) resultou da tentativa de o imperador Constantino preservar a unidade do território a qualquer custo, impondo pesados impostos à população e centralizando na capital, Roma, toda a máquina administrativa. 
(D) foi acompanhada da rápida expansão do cristianismo popular e da contestação pelos cristãos dos valores e práticas políticas que marcavam o Império até então, como o cesaropapismo. 
(E) derivou do rápido expansionismo e da falta de controle das fronteiras na parte ocidental, após a transferência da sede administrativa para Bizâncio, uma vez que as principais ameaças bélicas provinham do Oriente.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: