PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ACAFE 2022 - O cultivo de espécie vegetal única (soja, trigo, algodão, milho, entre outros) em grandes extensões de terras

ACAFE 2022 - “O cultivo de espécie vegetal única (soja, trigo, algodão, milho, entre outros) em grandes extensões de terras favorece o desenvolvimento de grande quantidade de pequenas espécies animais invasoras, as pragas que se alimentam desses produtos. É o caso da lagarta da soja, do besouro bicudo do algodão e de bactérias como o ácaro dos mamoeiros, o cancro-cítrico dos laranjais e as diversas pragas dos cafezais, dos fungos que atacam o trigo e o milho e das pragas que infestam os canaviais. Já o cultivo de várias espécies, ou seja, a policultura, implica competitividade entre elas e elimina a possibilidade da disseminação de pragas. Nas monoculturas as pragas proliferam rapidamente, e em dois ou três dias uma plantação de soja ou de algodão pode ser totalmente dizimada. Para evitar isso, utilizam-se cada vez mais inseticidas e fungicidas químicos, que podem ser altamente prejudiciais à saúde do homem”. 
Fonte: ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. 6.ed. São Paulo: Edusp, 2009. p. 226. (Didática 3). 

A respeito do tema apresentado, bem como sobre a situação na produção agropecuária, no Brasil e no Mundo, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) No Brasil, as modificações pela chamada Revolução Verde contribuíram com a modernização da agropecuária, com o crescimento das exportações e também com uma crescente concentração de renda no campo, além do êxodo rural, nas últimas décadas. 
B) O conjunto de mudanças técnicas que após a Segunda Guerra Mundial ficou conhecido como Revolução Verde inseriu, além dos produtos químicos citados no texto acima, a mecanização agrícola completada posteriormente com a biotecnologia e o uso de transgênicos. As mudanças técnicas na agropecuária não resolveram problemas socioambientais no campo em diversas partes do mundo. 
C) O uso indiscriminado de produtos químicos, como pesticidas e fungicidas, não prejudica apenas os solos das áreas em que são aplicados. Além da contaminação de alimentos, o uso excessivo de produtos químicos na agricultura pode afetar o ciclo da água, contaminando rios e riachos, entre outras consequências. 
D) A monocultura é uma tendência geral da agropecuária brasileira, desde os tempos coloniais. A estrutura da agropecuária brasileira, que permitiu a prevalência das monoculturas, é responsável pelo atraso no campo brasileiro do ponto de vista tecnológico, bem como a manutenção de sistemas de produção agrícolas insuficientes e improdutivos, responsáveis pela ocorrência de fome e inflação dos alimentos no país.

RESPOSTA:
Letra D.

As monoculturas determinaram alguns ciclos econômicos ao longo da história brasileira, como o da cana-de-açúcar e o do café. Porém, uma estrutura agrária concentradora não impediu que a agropecuária brasileira ao longo do século XX e do atual século, tenha se tornado uma das mais produtivas do Mundo, mesmo com a prevalência de problemas no campo. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...