PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Questão de Geografia - UNIFENAS 2022/1 - Em meio a uma guerra civil afegã no ano de 1994 surge o Talibã, sob a liderança do Mullah Mohammed

UNIFENAS 2022/1 - Em meio a uma guerra civil afegã no ano de 1994 surge o Talibã, sob a liderança do Mullah Mohammed Omar. O grupo, criado no sul do Afeganistão, tem origem nas tribos que ocupavam a fronteira do país com o Paquistão. Esse grupo é formado principalmente pelo povo Pashtun, que, ao longo da sua história, foi uma resistência ao imperialismo britânico e na década de 1980 esteve empenhado na luta contra a (o)
a) ocupação soviética, já que a URSS buscava garantir e manter um regime comunista alinhado a Moscou no Afeganistão, inclusive com os Talibãs recebendo ajuda dos EUA. 
b) investida de Israel, que visava à desmilitarização de um grupo que poderia enfraquecer o Estado judeu formado nas proximidades da sua área de atuação. 
c) Estado Americano, que no contexto da Guerra Fria buscava se alimentar das reservas de petróleo do Afeganistão, despertando o sentimento nacionalista do grupo Talibã. 
d) governo local, que, estabelecido em uma prática democrática, volta-se para o sistema capitalista, promovendo grande ocidentalização dos hábitos locais. 
e) intervenção do Iraque, um país de maioria sunita, que buscava por questão de afinidade religiosa promover uma revolução no Afeganistão, depondo o governo.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...