PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de História - ENEM 2008 - William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais

ENEM 2008 - William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa. 

Internet: (com adaptações). 
Que tipo de relação orientava os esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos? 
a) De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar contratos. 
b) De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade. 
c) De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas. 
d) De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa. 
e) De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.

RESPOSTA:
Letra D.

A alternativa coincide com a explicação dada no enunciado sobre a utilização do conhecimento das impressões digitais na Índia dominada pelos britânicos. Mas omite a referência feita ao uso daquela metodologia no Japão, já que este último não passou pelo processo de colonização.

LEIA TAMBÉM:
Questões de História / ENEM 2008 - Questão 15 - Questão 38 - Questão 39 -  Questão 41 - Questão 42 - Questão 47 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - 

Nenhum comentário: