sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2008 - A Lei Federal n.º 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira

ENEM 2008 - A Lei Federal n.º 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volume, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor. De acordo com essa lei, biocombustível é “derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”. A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira 
a)colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo. 
b)provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emitido pelos veículos automotores e colabora no controle do desmatamento. 
c)incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável. 
d)aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis, fixado, por lei, em 5% do consumo de derivados do petróleo. 
e)diversifica o uso de fontes alternativas de energia que reduzem os impactos da produção do etanol

RESPOSTA:
Letra C.
As vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem, entre outros fatores, a formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura. Exemplo: plantio da palmeira do dendê e do pinho manso.

Nenhum comentário: