PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ACAFE 2022 - No último período chuvoso, de setembro do ano passado até maio deste ano, os rios brasileiros

ACAFE 2022 - “No último período chuvoso, de setembro do ano passado até maio deste ano, os rios brasileiros registraram o menor volume médio de água dos últimos 91 anos. Esse foi o alerta que o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, fez ao Ministério de Minas e Energia. [...] Uma nota informativa do ONS detalhou as previsões para o segundo semestre deste ano. Entre elas, o risco de que a seca prevista na bacia do Rio Paraná para esse período resulte em problemas no fornecimento de energia para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A expectativa é que em novembro seja necessário acionar a reserva técnica dos reservatórios, o volume morto. E a geração de energia elétrica deve reduzir, mas não parar. [...] De acordo com o ONS, três bacias hidrográficas estavam em situação crítica. Na bacia do Rio Paraná, o volume está na pior situação de todos os tempos, com metade da média histórica. A do Rio Grande, também passa pelo pior momento, com 38% do volume de água esperado. E na bacia do Rio Paranaíba, o volume de 50% da média histórica é o segundo pior já registrado”. 
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-06/rios-brasileiros-registrampior-volume-medio-de-agua-em-91-anos 

Os excertos acima apontam aspectos relacionados à chamada crise hídrica atual no Brasil. A respeito de aspectos climáticos brasileiros, bem como as consequências da atual crise hídrica, assinale a alternativa CORRETA. 
A) Nesse contexto, a produção de energia elétrica, no Brasil, se torna um problema, na medida em que não há aplicação de outras formas de produção de energia que não a hidrelétrica em território nacional. 
B) Os efeitos negativos da estiagem, apontados no trecho com consequências para a produção de energia e abastecimento de água, ficam restritos à região Nordeste, onde ocorre o clima semiárido. 
C) Além do abastecimento de água, a falta de chuvas prejudica a produção de energia elétrica, na medida em que parte considerável da matriz energética brasileira é proveniente de hidrelétricas. 
D) Uma esperança para a resolução da crise hídrica nos próximos meses é a chegada do verão, em que além das maiores chuvas, o consumo de água e energia elétrica diminui substancialmente em comparação com o inverno e a primavera.

RESPOSTA:
Letra C.

Na medida em que a falta de chuvas prejudica tanto o abastecimento de água quanto a geração de energia elétrica em algumas regiões brasileiras, sendo que uma parte considerável da matriz energética nacional é proveniente de hidroelétricas.

Nenhum comentário: