PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2008 - Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico

ENEM 2008 - Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorandose em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos. 
Internet: (com adaptações). 
A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que 
a) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos. 
b) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos. 
c) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais. 
d) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados. 
e) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.

RESPOSTA:
Letra C.

Nos debates sobre problemas ligados aos e-waste (lixo eletrônico) , devem ser consideradas como pautas para politicas ambientais o desenvolvimento das tecnologias, pois na mesma medida em que ocorre o desenvolvimento tecnológico, rápido e continuo, ocorrem também o "descarte" e a ultrapassagem dos produtos com maior frequência, liberando chumbo e outros materiais tóxicos. Ou seja, torna-se um problema ambiental.

Questões de Geografia / ENEM 2008 - Questão 03 - Questão 07 - Questão 08 -  Questão 10 - Questão 16 - Questão 19 - Questão 20 - Questão 25 Questão 26 - Questão 27 -  Questão 28 - Questão 30 - Questão 35 - Questão 48 - Questão 50 -  Questão 62 - Questão 63 - 

Nenhum comentário: