PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 27 de novembro de 2021

Questão de História - UECE 2022.1 - Atente para o seguinte excerto sobre a reorganização da economia brasileira no período da ditadura

UECE 2022.1 - Atente para o seguinte excerto sobre a reorganização da economia brasileira no período da ditadura cívico-militar: 
“O governo militar instituído em 1964 reorganizou a economia do país impondo um modelo em que preponderava o capitalismo selvagem e concentrador de renda, sem os mecanismos da democracia dos países desenvolvidos”. 
Antonio Pedro; Lizânias de Souza Lima. História sempre presente, 1. ed. São Paulo: FTD, 2010, p.285. v. 3. Essa reorganização da economia brasileira ocorreu por meio do 
A) Plano Cruzado que, na tentativa de conter a alta inflacionária, alterou a moeda do país, mas não conseguiu reduzir o grande aumento do custo de vida. 
B) Programa Estratégico de Desenvolvimento – PED – que, articulado com o chamado milagre econômico brasileiro, elevou o PIB à custa do aumento da concentração de renda e da desigualdade social. 
C) Plano de Metas, que promoveu a industrialização e a modernização do país, levando-o a um crescimento econômico acelerado através de grande endividamento público. 
D) Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, que pretendia fazer crescer o PIB, reduzir a taxa da inflação e aumentar o acesso da população à renda e ao consumo.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: