PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2008 - Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho

ENEM 2008 - Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. 
Época, 03/03/08 e 09/06/08 (com adaptações). 
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que 
a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial. 
b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja. 
c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens. 
d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental. 
e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

RESPOSTA:
Letra E.

O texto evidencia o elevado percentual dos desmatamentos na Amazônia (região Norte e parte ocidental do Nordeste e porção setentrional do Centro-Oeste) associado à expansão da pecuária.

Questões de Geografia / ENEM 2008 - Questão 03 - Questão 07 - Questão 08 -  Questão 10 - Questão 16 - Questão 19 - Questão 20 - Questão 25 Questão 26 - Questão 27 -  Questão 28 - Questão 30 - Questão 35 - Questão 48 - Questão 50 -  Questão 62 - Questão 63 - 

Nenhum comentário: