sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 1998 - As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender

ENEM 2008 - As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da ideia de interferência estatal na economia, do “Estado de Bem-Estar”, da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda. Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única europeia será o fim do Marco Alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário Geral do FDP, Guido Westerwelle declarou: Começou o fim da era Kohl! 

A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Europeia. A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que: 
(A) dificulta a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha. 
(B) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães. 
(C) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa. 
(D) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Europeia. 
(E) por meio da união de esforços com os o países da União Europeia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Europeia.

RESPOSTA:
Letra E.

Nenhum comentário: