PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de História - ACAFE 2022 - Nas transformações ocorridas no Ocidente europeu durante a Baixa Idade Média (século XI ao XV)

ACAFE 2022 - Nas transformações ocorridas no Ocidente europeu durante a Baixa Idade Média (século XI ao XV), podese situar as origens do mundo moderno. E, apesar de não alcançarem plenamente os seus objetivos, as Cruzadas contribuíram para acelerar as mudanças socioeconômicas que já estavam ocorrendo na Europa neste período. 
Sobre o movimento das Cruzadas, é CORRETO afirmar: 
A) Também chamadas de “Guerra Santa”, as Cruzadas provocaram mudanças importantes, entre elas o fortalecimento da nobreza guerreira que enriqueceu devido ao aumento significativo do comércio entre Ocidente e Oriente. 
B) As Cruzadas tinham apenas objetivo de cunho religioso: retomar a cidade de Jerusalém, considerada sagrada pelos cristãos e que fora dominada pelos turcos muçulmanos em 1071. 
C) A reabertura do Mediterrâneo ao comércio foi consolidada na Quarta Cruzada, a qual, motivada principalmente por interesses econômicos, começou a transformar a economia feudal. 
D) As Cruzadas foram uma série de expedições militares e religiosas, ocorridas entre os séculos XI e XIII, comandadas por camponeses e classes pobres que atenderam ao chamado do Papa Urbano II em 1096.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: