ENEM 2021 - Por que o Brasil continuou um só enquanto a
América espanhola se dividiu em vários países?
Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho,
no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa
ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta
que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa.
“Portugal nunca permitiu a criação de universidades em
sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre
1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em
universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo
Ávila Rueda, as universidades na América espanhola
eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o
historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação
de impressos (jornais, livros e panfletos) na América
espanhola, que não era permitida na América portuguesa
(a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito
mais importante na construção de regionalismos do que
propriamente as universidades.
BARRUCHO, L. Disponível em: www bbc.com.
Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).
Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto
são divergentes em relação ao
a) papel desempenhado pelas instituições de ensino na
criação das múltiplas identidades.
b) controle exercido pelos grupos de imprensa na
centralização das esferas administrativas.
c) abandono sofrido pelas comunidades de docentes na
concepção de coletividades políticas.
d) lugar ocupado pelas associações de acadêmicos no
fortalecimento das agremiações estudantis.
e) protagonismo assumido pelos meios de comunicação
desenvolvimento das nações alfabetizadas.
RESPOSTA:
Letra A.
O excerto apresentado discute possíveis fatores que impulsionaram a fragmentação da América espanhola. José Murilo de Carvalho aponta a importância das universidades na América espanhola, que, segundo ele, teriam contribuído para formar identidades nacionais que divergiram do projeto da unidade hispano-americana. Já Alfredo Ávila Rueda reduz a importância das universidades nesse processo, apontando que estas eram reacionárias, e a existência da imprensa teve um papel mais relevante na construção de regionalismos que a universidade.
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