PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2008 - Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa ideia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza,

ENEM 2008 - Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa ideia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi, sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos. Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas... é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul — mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis, e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados. Internet: (com adaptações). De acordo com a situação descrita, 
a) o manduvi depende diretamente tanto do tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência. 
b) o tucano-toco, depois de engolir sementes de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis. 
c) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco. 
d) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas. 
e) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos.


RESPOSTA:
Letra D.

Os tucanos são agentes dispersores das sementes da planta denominada manduvi onde as araras-azuis nidificam. Por outro lado, os tucanos são predadores dos ovos das araras, controlando as populações dessas aves e man tendo o estado de equilíbrio no ecossistema pantaneiro.

Nenhum comentário: