PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ACAFE 2022 - Após a saída do núcleo duro da delegação diplomática nesta segunda-feira, os Estados Unidos

ACAFE 2022 - “Após a saída do núcleo duro da delegação diplomática nesta segunda-feira, os Estados Unidos se despediram do Afeganistão após duas décadas de presença militar, à frente de uma coalizão internacional cujas tropas estavam algumas horas à frente dos norte-americanos. O epílogo da dupla operação — repatriação e retirada militar ao mesmo tempo — foi tão convulsivo quanto o Pentágono havia alertado, com o lançamento de seis foguetes pelo Estado Islâmico, cinco interceptados pelo sistema antimísseis norteamericano, um dia após o bombardeio preventivo que supostamente custou a vida a vários civis em Cabul no domingo…” 
Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-08-30/retirada-de-tropas-do-afeganistao-encerra-aguerra-mais-longa-dos-estados-unidos.html.

Esse fragmento trata de um dos períodos mais marcantes, relacionados à geopolítica do Século XXI, envolvendo diretamente países do Ocidente e do Oriente Médio. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome da campanha militar dos EUA, deflagrada em 2001, logo após os ataques de 11 de setembro. 
A) Guerra do Ópio. 
B) Guerra Fria. 
C) Guerra do Golfo.
D) Guerra ao Terror. 

RESPOSTA:
Letra D.

A Guerra ao Terror ou Guerra ao Terrorismo, foi declarada em 2001, pelo então presidente dos EUA, George W. Bush, utilizando forte apelo religioso, como parte da estratégia de combate ao terrorismo. Como desdobramento, a coalizão liderada pelas forças armadas estadunidenses invadiu o Afeganistão, acusado de dar guarida a Osama Bin Laden. Esse conflito, seguido da invasão do Iraque, gerou enorme controvérsia entre as nações que compõem o Conselho de Segurança da ONU e entre a comunidade internacional. A ocupação do Afeganistão se estendeu até a atualidade, com a saída das tropas estadunidenses e retomada do poder pelos talibãs.

Nenhum comentário: