PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de março de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2020 - O cântico da terra

ENEM 2020 - O cântico da terra

Eu sou a terra, eu sou a vida.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
CORALINA, C Textos e contextos poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global,1997 (fragmento).

No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema de Cora Coralina valoriza a relação entre
a) grileiros e controle territorial. 
b) meeiros e divisão do trabalho. 
c) camponeses e uso da natureza. 
d) indígenas e manejo agroecológico. 
e) latifundiários e fertilização do solo. 

RESPOSTA:
Letra C.

No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema “O cântico da terra” valoriza a relação entre os camponeses, ao falar do lavrador, do seu arado, da sua foice, do seu machado e do uso da terra.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Nenhum comentário: