PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2020 - O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas

ENEM 2020 - 




O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições especificas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação especifica. 
LIMA R C.PENNA, N A A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26. fev. 2016. 
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à) 

a) alteração da matriz econômica. 
b) substituição do modal hidroviário 
c) retração do contingente demográfico. 
d) projeção do escoamento produtivo. 
e) estagnação de lavouras policultoras.

RESPOSTA:
Letra D.

Na questão, o mapa apresenta algumas rodovias, no qual o foco é a região Centro- Oeste. Além disso, o texto trás a ideia de instalação de "condições" que permitam o fluxo de mercadorias que auxiliem na dinâmica de exportação do agronegócio. Essa necessidade de escoar a produção agrícola para o mercado externo não é uma questão atual, uma vez que, desde o período colonial do Brasil, havia a exportação da monocultura de cana- de-açúcar, o que invalida a alternativa A.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...