PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2020 - Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial

ENEM 2020 - Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor. 
LEÃO, V C. Prefácio. In. CINTRA, M. A. M.; SILVA FILHO. E B: PINTO, E. C. (Org.). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipes, 2015. 

Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a) 
a) expansão do setor extrativista. 
b) incremento da atividade agrícola. 
c) diversificação da matriz energética. 
d) fortalecimento da pesquisa científica. 
e) monitoramento do fluxo alfandegário.

RESPOSTA:
Letra D.

O texto destaca a assimetria na balança comercial entre Brasil e China, já que o Brasil exporta, predominan - temente, produtos básicos, mas importa, majorita - riamente, produtos industrializados. Uma ação que poderia reduzir tal assimetria é o fomento à pesquisa científica, e uma política de desenvolvimento industrial, podendo agregar maior valor às exportações do País. As alternativas a e b estão incorretas, porque tratam, respectivamente, da expansão do extrativismo e da atividade agrícola, que gerariam a exportação de ainda mais produtos primários pelo Brasil e acentuariam a assimetria. Já a diversificação da matriz energética e o monitoramento do fluxo alfandegário, citados nas alternativas c e e, respectivamente, por si só, não contribuiem para reduzir a citada assimetria.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...