PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2020 - As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas

ENEM 2020 -  As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns dos vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepétl e o filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.
ANGELO, C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).

A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de a) solo fértil. 
b) encosta íngreme. 
c) vegetação diversificada. 
d) drenagem eficiente. 
e) clima ameno.

RESPOSTA:
Letra A.

Um vulcão ativo ao mesmo tempo que gera problemas de ordem econômica e social, devido a sua capacidade de destruição, sua atividade gera resíduos que fertilizam todo o solo ao seu redor.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Nenhum comentário: