PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de novembro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2020 - Devo estar chegando perto do centro da Terra

ENEM 2020 - “Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí..." (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) "... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes). CARROLL, L. Aventuras de Alice: no Pais das Maravilhas, Através do espelho & outros textos São Paulo: Summus, 1980. O texto descreve uma confusão da personagem em relação 
a) ao tipo de projeção cartográfica. 
b) aos contornos dos fusos horários. 
c) à localização do norte magnético. 
d) aos referenciais de posição relativa. 
e) às distorções das formas continentais.

RESPOSTA:
Letra D.

O texto menciona os termos  "latitude ou longitude" os quais se referem à coordenadas geográficas empregadas na localização de pontos na superfície da Terra. No texto, há uma confusão em relação a esses termos, pois menciona-se que eles são utilizados para localizar pontos no interior da Terra, não em sua superfície.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Nenhum comentário: