PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de janeiro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2020 - A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção

ENEM 2020 - A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo. TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos. 2000. Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado? 
a) Planícies abissais. 
b) Planaltos cristalinos. 
c) Depressões absolutas. 
d) Bacias sedimentares. 
e) Dobramentos modernos. 

Resposta: Letra E.

Em uma área de limite convergente de placas tectônicas, ocorrem a subducção da placa oceânica e a sobreposição da placa continental, resultando em um dobramento moderno. Como exemplo, podemos citar a formação da Cordilheira dos Andes devido ao encontro entre a placa de Nazca, oceânica, e a placa Sul-Americana, continental.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Nenhum comentário: