PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de janeiro de 2021

Questão 69 - UNICAMP 2021 - 1ª fase

A região denominada Golfo Pérsico abrange, além do próprio golfo, os países que se situam inteira ou parcialmente no seu litoral, a saber: Kuwait, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã. A Arábia Saudita também é considerada parte da região, pois, embora a maior parte de seu território seja continentalizada e as principais cidades se situem no interior ou próximas ao Mar Vermelho, ela tem mais de 600 quilômetros de litoral voltado para o Golfo, com algumas cidades costeiras (AdDammam, Al-Jubail) e complexas ligações viárias com Qatar, Bahrein e Kuwait. 
(L. A. B. Venturi, Água no Oriente Médio: o fluxo da paz. São Paulo: Editora Sarandi, 2015, p. 93.) 

Litoral é uma faixa de terra emersa, banhada pelo mar, que pode apresentar diferentes configurações. Para os países mencionados no texto, a presença do litoral em formato de Golfo é fundamental para o escoamento por via marítima do petróleo, a principal commodity do Oriente Médio. Assinale a alternativa que define corretamente “Golfo”. 
a) Reentrância do mar sobre o continente, possuindo grandes dimensões e com uma forma mais aberta para o mar. 
b) Parte do continente que avança para o oceano, com grandes extensões e cercada de água por quase todos os lados. 
c) Barreira formada no mar e localizada próxima da praia, podendo ser formada por rochas, corais e restos de animais marinhos. 
d) Canais que ligam rios com o mar, onde ocorre muita sedimentação, com a formação de bancos de areia e a deposição de detritos.

Resposta : Letra A.
Comentário: Um golfo é, como define a alternativa A, “uma reentrância do mar sobre o continente, possuindo grandes dimensões e com uma forma mais aberta que o mar”, diferenciando-a de “baía”, cuja proporção é menor. O exemplo apresentado é o Golfo Pérsico, mundialmente conhecido. O Golfo Pérsico, contudo, talvez não seja o melhor exemplo para a definição, pois seu contato com o mar aberto se dá através de um estreito, o Estreito de Ormuz, que, por sua vez, desemboca no Golfo de Omã, para, então, entrar em contato com o Mar da Arábia. Um bom exemplo de golfo, como a definição propõe, é o Golfo do México.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...