PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Questão de Sociologia - ENEM 2020 - É difícil imaginar que nos anos 1990

ENEM 2020 - É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso. 
SORJ, B. A nova sociedade brasileira Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2000 (adaptado). 

Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas? 
a) Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais. 
b) Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares. 
c) Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial. 
d) Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional. 
e) Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário. 

RESPOSTA: LETRA E.

Durante a década de 1990, o governo brasileiro realizou importantes reformas macroeconômicas, especialmente relacionadas ao controle inflacionário, bem como medidas voltadas ao combate ao déficit público. Tais medidas foram priorizadas pelo governo e se faziam necessárias para conter a crise econômica vivida pelo Brasil ao longo da década de 1980. Tratase ainda de um período caracterizado pela adoção de medidas econômicas desestatizantes, resultando na diminuição da participação do Estado na promoção de políticas sociais, e pela privatização de empresas públicas e bancos estatais.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...