PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O FILME / Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem - Apresentação Geral

Questão 01 - O documentário "AmarElo - É Tudo Para Ontem", do rapper Emicida, é dividido em três atos: 
a) Escolher, Semear, Frutificar. 
b) Começar, Lutar e Continuar. 
c) Plantar, Regar e Colher. 
d) Chegar, Planejar e Sonhar. 

Questão 02 - AmarElo, é o nome de um álbum de estúdio e documentário do Emicida. Esse título foi inspirado em um poema de ______________ (amar é um elo | entre o azul | e o amarelo). 
a) Paulo Leminski 
b) Cecília Meireles 
c) Mário Quintana 
d) Vinicius de Moraes 

Questão 03 - “Eu não sinto que eu vim, eu sinto que eu voltei. E que de alguma forma meus sonhos e minhas lutas começaram muito tempo antes da minha chegada”, diz Emicida no início do documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem. Mas para isso fazer sentido é preciso contextualizar, então, em 10 pontos ele faz um breve “contexto histórico”. 

• Complete as frases com as palavras abaixo: 

escravidão - café - memória - metrópole - periferia - racismo - São Bento - samba - cultura - reescrever 

Primeiro: estou falando do último país do continente americano a abolir a ___________. 

Segundo: de uma cidade que tem sua riqueza baseada na era de ouro do ciclo do ______, que tem como sua mão de obra essa mesma escravidão. 

Terceiro: essa abolição abandona milhões de pretos à própria sorte e é seguida por políticas de branqueamento através do incentivo à migração europeia, da demonização das culturas africana e indígena e de apagamento total não só da ________ da escravidão, mas de toda contribuição não-branca ao desenvolvimento deste país. 

Quarto: a ascensão de São Paulo a ___________ como conhecemos hoje é marcada por um processo de gentrificação violento. 

Quinto: pessoas pobres de outras regiões do país vêm tentar a sorte na terra das oportunidades e passam a viver nas margens da cidade. Nasce então, a cosmopolita, a multicultural __________de São Paulo. 

Sexto: na década de 70 a cultura Hip Hop recebe esse nome nos Estados Unidos, mas se espalha por todo o planeta. O metrô ____________ em São Paulo se torna ponto de encontro do Hip Hop no Brasil. 

Sétimo: as músicas ganham o país com temáticas sobre o _____________ e as desigualdades sociais, mesmo sendo tratados com descaso pela mídia. A música Hip Hop serviu de elo entre pensadores negros e as pessoas da periferia. 

Oitavo: embora a música rap seja entendida como sinônimo de denúncia, ela sempre foi muito mais. E na busca por sua essência ela se funde ao universo da música popular brasileira, principalmente do _______________, de maneira tão intensa que redefine a existência de ambas. A mensagem é clara: podemos ser mais. 

Nono: a despeito do racismo estrutural brasileiro, essa _______________ emancipa jovens do país inteiro, inclusive economicamente. O ambiente digital possibilita que artistas independentes alcancem feitos raros ou inéditos até então. 

Décimo: vencer é muito mais do que ter dinheiro, o que os jovens querem é ______________ a história desse país. 

Questão 04 - Leia os trechos abaixo e em seguida resolva a atividade proposta: 
• Trecho I: 

Meu Brasil, brasileiro 
O país da miscigenação 
 os africanos aqui chegaram 
 infelizmente, para escravidão 
 mesmo depois de libertos 
 o preconceito não foi embora não 
 a tese do branqueamento 
 foi considerada a solução 
 o homem branco e europeu 
era visto como o mais inteligente e o padrão 
 e o Brasil meu amigo 
foi o último a abolir a escravidão. 

_ Wilane Henrique. Trecho da poesia “Meu Brasil Brasileiro”. 

• Trecho II: 
Primeiro: estou falando do último país do continente americano a abolir a escravidão. _ Emicida. Em uma de suas falas no filme AmarElo – É Tudo Pra Ontem. 

Oficialmente, quando aconteceu a abolição da escravatura no Brasil? 


Questão 05 - No filme AmarElo – É Tudo Pra Ontem, Emicida, nascido Leandro Roque de Oliveira, fala do violento processo de _____________ da cidade de São Paulo, que empurrou a população mais pobre para a periferia e as margens. a) gentrificação 
b) globalização 
c) conurbação 
d) migração 

Questão 06 - “Essa é a nossa forma de dizer para todas as pessoas que tem uma origem igual a nossa que esse lugar é deles.” Emicida fala de ocupar espaços negados aos negros ao longo da história. Fala de devolver os sonhos. Um desses espaços símbolos da ocupação, é o: 
a) Theatro Municipal do Rio de Janeiro 
b) Theatro Municipal de São Paulo 
c) Teatro Amazonas 
d) Teatro Municipal de Boa Vista


SAIBA MAIS:

A elaboração do material é uma iniciativa do Blog de Geografia (https://suburbanodigital.blogspot.com/), através de seus editores, Gabriel Egidio do Carmo (do Blog do Gabriel, http://gabriel-egidio.blogspot.com/p/gabriel.html) e Wilane Henrique (do blog Poeta Ambulante, https://poetaambulantew.blogspot.com/)


GABARITO / APRESENTAÇÃO GERAL: 

01 – Letra C 

02 – Letra A 

03 - 
Primeiro: estou falando do último país do continente americano a abolir a escravidão

Segundo: de uma cidade que tem sua riqueza baseada na era de ouro do ciclo do café, que tem como sua mão de obra essa mesma escravidão. 

Terceiro: essa abolição abandona milhões de pretos à própria sorte e é seguida por políticas de branqueamento através do incentivo à migração europeia, da demonização das culturas africana e indígena e de apagamento total não só da memória da escravidão, mas de toda contribuição não-branca ao desenvolvimento deste país. 

Quarto: a ascensão de São Paulo a metrópole como conhecemos hoje é marcada por um processo de gentrificação violento. 

Quinto: pessoas pobres de outras regiões do país vêm tentar a sorte na terra das oportunidades e passam a viver nas margens da cidade. Nasce então, a cosmopolita, a multicultural periferia de São Paulo. 

Sexto: na década de 70 a cultura Hip Hop recebe esse nome nos Estados Unidos, mas se espalha por todo o planeta. O metrô São Bento em São Paulo se torna ponto de encontro do Hip Hop no Brasil. 

Sétimo: as músicas ganham o país com temáticas sobre o racismo e as desigualdades sociais, mesmo sendo tratados com descaso pela mídia. A música Hip Hop serviu de elo entre pensadores negros e as pessoas da periferia. 

Oitavo: embora a música rap seja entendida como sinônimo de denúncia, ela sempre foi muito mais. E na busca por sua essência ela se funde ao universo da música popular brasileira, principalmente do samba, de maneira tão intensa que redefine a existência de ambas. A mensagem é clara: podemos ser mais. 

Nono: a despeito do racismo estrutural brasileiro, essa cultura emancipa jovens do país inteiro, inclusive economicamente. O ambiente digital possibilita que artistas independentes alcancem feitos raros ou inéditos até então. 

Décimo: vencer é muito mais do que ter dinheiro, o que os jovens querem é reescrever a história desse país. 

04 – Em 13 de Maio de 1888. O Brasil foi o último país do Ocidente a abolir a escravidão. “De fato, era chamado na época de “retardão”. Tardou demais”, afirma a historiadora Lilia Schwarcz. 

05 – Letra A 
Comentário: a ascensão de São Paulo a metrópole como conhecemos hoje é marcada por um processo de gentrificação violento que descaracteriza as regiões, sobretudo as centrais, tradicionalmente pretas e empurra e empurra muito dessa população para as margens da cidade. 

06 – Letra B 
Comentário: “Minha avó nunca pisou lá, 80 anos. Primeira vez que ela vai é quartafeira”, (27 de novembro de 2019). _ Emicida. 

Nenhum comentário: