PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O FILME / Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem - Ato I


Questão 01 - “Tebas, o negro escravizado que marcou a arquitetura de São Paulo. O trabalho de Joaquim Pinto de Oliveira chegou a ser apagado das páginas da história, mas ainda resiste ao tempo no centro da capital paulista. Foi responsável pela pedra fundamental do mosteiro São Bento. A São Bento é uma pedra fundamental do ______. 
a) Funk 
b) Pagode 
c) Hip Hop 
d) Sertanejo 

Questão 02 - O ___________ é o Brasil que deu certo. De Jovelina Pérola Negra, a Jackson do Pandeiro passando por Wilson Batista, sem jamais esquecer Jair Rodrigues e tantos outros bambas que já eram hip hop antes mesmo de “nóiz” existir. Esse fruto, ora azedo, ora adocicado, que conhecemos como rap, hoje vem de uma grande árvore. E se você for buscar na raiz mesmo, vai encontrar o ________. 

Questão 03 - “O samba é mesmo de outro planeta”. Famosa na voz de Beth Carvalho, ‘Coisinha do Pai’ já foi tocada ___________. Gravação de 'Coisinha do pai' foi usada pela Nasa em 1997 para acordar o robô Sojourner. 
a) na Lua 
b) em Marte 
c) em Saturno 
d) na Estação Espacial Internacional 

Questão 04 - “Sambistas sempre foram desbravadores, vanguardistas. E sua força nunca impediu que nascessem deles também experiências de leveza, como por exemplo, o piano e a voz de_____________, apelidado por Tom Jobim de Genial, para muitos inclusive, o verdadeiro pai da bossa nova, vindo a influenciar depois gente como Elis Regina e Wilson Simonal.” 
( ) Johnny Alf 
( ) João Gilberto 

Questão 05 - Emicida deixa explícito como o rap tem muitas características do samba, sendo uma fonte direta e indireta de inspiração. Essa fusão do rap com a brasilidade sempre existiu, desde Ataliba e a Firma até Marcelo D2. A partir dessa reconexão com o passado e o gênero em AmarElo, Emicida classifica seu disco como “____________”. https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/2020/12/emicida-documentario-amarelo/ 
a) neo-samba 
b) bossa nova 
c) tropicália 
d) neorrealismo 

Questão 06 - A LAB participou dos desfiles da São Paulo Fashion Week de 2017 (SPFW), cuja coleção, batizada de Avuá, quer levar as pessoas a "tocarem o céu, estar perto dele... voar como um pássaro", segundo Emicida. Na edição anterior “da São Paulo Fashion Week, Emicida e Fióti decidiram trabalhar com uma de suas principais referências para o desfile na SPFW N43: o samba. http://www.labfantasma.com/ O nome da coleção foi daquele ano foi: 
a) QuilomboLAB 
b) Yasuke 
c) Herança 
d) Avuá 

Questão 07 - Era conhecido como o “senhor do ritmo”. Em agosto de 2017 o Brasil perdeu um dos seus mais importantes bateristas. Seu nome é: 
a) Paulo Pagni 
b) Wilson das Neves 
c) Rubinho Barsotti 
d) Tio Wilson 

Questão 08 - Oswald de Andrade dizia que só o outro me interessa, afinal é no encontro que nossa essência faz sentido. E isso o ______ já nasceu sabendo. 

SAIBA MAIS:
A elaboração do material é uma iniciativa do Blog de Geografia (https://suburbanodigital.blogspot.com/), através de seus editores, Gabriel Egidio do Carmo (do Blog do Gabriel, http://gabriel-egidio.blogspot.com/p/gabriel.html) e Wilane Henrique (do blog Poeta Ambulante, https://poetaambulantew.blogspot.com/)


GABARITO / Ato I 
01 – Letra C 
Comentário: Tebas. Quando você pesquisa por ele descobre na hora porque é que ele recebeu o nome de uma quebrada lá do Antigo Egito, do tempo dos faraós. Tebas não só colocou tijolo com sua mão preta. Ele foi considerado decisivo na renovação estilística pela qual São Paulo passou no século XVIII. O cara construiu as torres da capela da Igreja do Carmo e da antiga Catedral da Sé. 

02 – O samba é o Brasil que deu certo. De Jovelina Pérola Negra, a Jackson do Pandeiro passando por Wilson Batista, sem jamais esquecer Jair Rodrigues e tantos outros bambas que já eram hip hop antes mesmo de “nóiz” existir. Esse fruto, ora azedo, ora adocicado, que conhecemos como rap, hoje vem de uma grande árvore. E se você for buscar na raiz mesmo, vai encontrar o samba

03 – Letra B 
Comentário: Nosso samba, antes de qualquer cosmonauta tocou no solo de Marte. 

04 – (X) Johnny Alf 

05 – Letra A 
Comentário: Zona norte de São Paulo, é daqui, deste pedaço de chão que saiu o primeiro registro fonográfico da fusão do samba com o rap, com os The Brothers Rap. 

06 – Letra C 
Comentário: A gente fez uma grande homenagem ao samba e colocamos na passarela mais importante do país, minha mãe (Dona Jacira), Fabiana Cozza e Wilson das Neves. Além disso, Dona Jacira (mãe de Emicida e Fióti), foi a responsável pelos bordados nas peças da coleção. 

07 – Letra B 
Comentário: música e homenagem: “Quem Tem Um Amigo (Tem Tudo)”. “O Seu Wilson não usava WhatsApp, então ele me mandava as melodias em fita cassete pelo correio mesmo. Eu estava trabalhando em algo para nós dois gravarmos, porém ele partiu antes disso”, compartilha Emicida. _ http://www.labfantasma.com/amarelo/ 

08 – Oswald de Andrade dizia que só o outro me interessa, afinal é no encontro que nossa essência faz sentido. E isso o samba já nasceu sabendo. 

Nenhum comentário: