PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de janeiro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal

FUVEST 2021 - O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430m), que registra dados valiosos para a cliimatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90minutos. 
Disponível em https://www.climadeensinar.com.br. Adaptado. 

A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se 
(A) às elevadas condições de umidade provenientes do derretimento de neve. 
(B) à ocorrência de chuvas intensas, que aumentam os riscos de avalanches. 
(C) às temperaturas reduzidas e à baixa concentração de oxigênio nessa altitude. 
(D) aos dias mais curtos nessa altitude, o que reduz o brilho solar. 
(E) à elevada pressão atmosférica, que produz ventos intensos nessa altitude.

Resposta: Letra C.

O Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, junto à fronteira da China com o Nepal, possui 8.848 metros de altitude. A ideia de se instalar estações de pesquisa em grandes altitudes para os mais variados estudos encontra diversas dificuldades. A situação mais difícil se encontra na última estação, que está instalada acima de 8.400 metros, onde as temperaturas reduzidas, muitas vezes inferiores a 0ºC, e as baixas pressões atmosféricas tornam as condições de trabalho bastante árduas. Além disso, a forte precipitação de neve (principalmente no inverno), a difícil acessibilidade e os fortes e imprevisíveis ventos que ocorrem nessa altitude impõem outros obstáculos à instalação da base.

Nenhum comentário: