PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O FILME / Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem - Ato III

Questão 01 - O Teatro Experimental do Negro (TEN) surgiu em 1944, no Rio de Janeiro, como um projeto idealizado por___________(1914-2011), com a proposta de valorização social do negro e da cultura afro-brasileira por meio da educação e arte, bem como com a ambição de delinear um novo estilo dramatúrgico, com uma estética própria, não uma mera recriação do que se produzia em outros países. http://www.palmares.gov.br/?p=40416 

a) Abdias Nascimento 
b) Milton Nascimento 
c) Dicró 
d) Grande Otelo 

Questão 02 - “Se _________________ não é vanguardismo, eu não sei o que é! ⠀ ⠀ A primeira dama negra do teatro e do cinema! ⠀ A primeira negra protagonista da televisão brasileira! A primeira artista negra a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro!” diz Emicida. 
a) Ruth de Souza 
b) Neuza Borges 
c) Taís Araújo 
d) Nívea Helen 

Questão 03 - No documentário “ Amarelo É Tudo Pra Ontem” é citada uma lei criada na ditadura militar do Estado Novo (1937 - 1945), no governo de Getúlio Vargas. Esta lei septuagenária foi usada como pretexto para prender suspeitos de crimes, principalmente pobres e negros. Qual é a lei citada no trecho acima? 
a) Lei dos Sexagenários 
b) Lei das Contravenções Penais 
c) Lei da Vadiagem 
d) Lei Eusébio de Queirós 

Questão 04 - Na faixa-título do álbum “AmarElo”, do Emicida (com Pabllo Vittar e Majur; e sample de “Sujeito de Sorte”, de___________), é evidenciado o grito pelo direito de poder viver, resistir e amar da sua forma. 
a) Belchior 
b) Cartola 
c) Jamelão 
d) Jair Rodrigues 

Questão 05 - “Grupo instrumental criado em 1919 por Donga e Pixinguinha atendendo a pedido de Isaac Frankel que queria um grupo para se apresentar na sala de espera do cinema Palais, que andava vazia desde a epidemia de gripe espanhola do ano anterior.” 
https://dicionariompb.com.br/oito-batutas/dados-artisticos 
a) Grupo Medusa 
b) Orquestra Jazz Sinfônica 
c) Quarteto Novo 
d) Oito Batutas 

Questão 06 - “E é por isso que eu amo esse ditado: “Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que só jogou hoje.” 
Todas as nossas chances de consertar os desencontros do passado moram agora. Por isso camaradas, é que é tudo pra ontem.” O ditado citado por Emicida é de origem africana: 
a) iorubá 
b) banto 
c) fulani 
d) haussá

SAIBA MAIS:
A elaboração do material é uma iniciativa do Blog de Geografia (https://suburbanodigital.blogspot.com/), através de seus editores, Gabriel Egidio do Carmo (do Blog do Gabriel, http://gabriel-egidio.blogspot.com/p/gabriel.html) e Wilane Henrique (do blog Poeta Ambulante, https://poetaambulantew.blogspot.com/)


GABARITO/ Ato III 

01 – Letra A
Comentário: Ator, artista plástico, poeta, escritor, dramaturgo, professor universitário e político. Montou peças teatrais até mesmo dentro do Carandiru, junto aos detentos. Abdias do Nascimento foi tudo isso, sem jamais abrir mão do ativismo por direitos humanos para o povo negro.

02 – Letra A
Comentário: “Eu fico aqui observando uma Ruth de Souza e vejo que, se essa mulher tivesse sido aproveitada, enquanto a grande atriz que ela é, ela seria tranquilamente a maior atriz brasileira, de televisão, por exemplo”. _Lélia Gonzalez.

03 – Letra C
Comentário: o Estado brasileiro se apressou para enquadrar na sua legislação um modo eficaz de calar a riqueza cultural do nosso povo, num instrumento jurídico conhecido como Lei da Vadiagem (Decreto-Lei nº 3.688/41) que ao longo dos anos aprisionou sambistas e capoeiristas, perseguiu o candomblé e a umbanda. Um dos personagens citados no filme, o cantor e diretor de bateria, Mestre Marçal afirma: “porque naquela época o chefe da polícia não deixava usar instrumento de tarraxa, porque ele dizia que instrumento de tarraxa na mão de crioulo era arma, então tinha que ser tudo na base da tachinha

04 – Letra A
Comentário: Eu acho que a gente tá juntando as bandeiras. Não tem como a gente lutar por liberdade pela metade. Eu fui em um evento que chama Casa de Criadores, sabe, ele fez um barato com essa música que foi arrepiante. Ele pegou uma menina trans (Verónica Valentino), ela entrou cantando pra caralho. Ela veio andando na passarela, sozinha, parava e olhava pra todo mundo e repetia isso “ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”.

Eu gostaria de decompor o preconceito em muitas outras possibilidades. É nossa forma de dizer para cada um dos irmãos e das irmãs que tão nas ruas que eles não podem desistir. Usar a força do amar que é uma coisa que todos os seres humanos são capazes de fazer para construir esse elo. _ Emicida

05 – Letra D
Comentário: Há exatamente um século atrás, o mundo começa a vencer a pandemia gerada pela gripe espanhola, e um cinema resolve juntar oito músicos no seu saguão para espantar o medo e atrair as pessoas novamente para o seu interior, esses oito músicos eram nossos Oito Batutas, que depois iriam ganhar mundo. Não é mágico pensar que em um momento como aquele, o SAMBA, foi o dissipador do desespero, o embaixador do encontro, do sorriso, dos abraços... “_ Emicida.

06 – Letra A
Comentário: No início do filme, Emicida afirma: “esse ditado é a melhor forma de resumir o que eu tento fazer”.

Nenhum comentário: