PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Questão 44 - ENEM 2020

O suor para estar em competições nacionais e interna cionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.

Disponível em: http://apublica.org. Acesso em. 9 ago. 2017 (adaptado)


O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que 
a) apresenta proximidades com o tênis, no que tange às relações de gênero entre homens e mulheres. 
b) caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores. 
c) traz remunerações, aos jogadores e jogadoras, proporcionais aos seus esforços no treinamento esportivo. 
d) resulta em melhor eficiência para as mulheres e, consequentemente, em remuneração mais alta às jogadoras. 
e) possui jogadores e jogadoras com a mesma visibilidade, apesar de haver expoentes femininas de destaque, como Marta.

Resposta: Letra B.
A questão de gênero é muito presente no meio esportivo. Ela é, inicialmente, refletida no acesso das mulheres às diversas modalidades, e mais recentemente, nas questões que envolvem prêmios e salários. No Brasil, a realidade do futebol, modalidade com maior investimento, reflete essas diferenças.

O futebol, no Brasil, é associado culturalmente à identidade masculina e isso se reflete, consequentemente, na remuneração diferente dos jogadores baseado, unicamente, no gênero: jogadores, como Neymar, costumam ter salários milionários, enquanto as jogadoras, como Marta, não tem uma remuneração equivalente, tal como evidenciado na imagem apresentada.

Nenhum comentário: