PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 29 de março de 2022

Questão de Geografia - Leia o texto a seguir e responda às questões. Os fluxos contínuos de informação e imagens

Leia o texto a seguir e responda às questões.

Os fluxos contínuos de informação e imagens misturam-se com os lançamentos financeiros, através dos mercados transnacionais que funcionam 24 horas ao dia: é a comunidade virtual de produtores e consumidores, telespectadores e cyberspaces – cidadãos das redes – que compartilham ideias, comportamentos e manias [...].

Esse parece ser o novo ‘modelo’ de civilização a que estamos presenciando, com o aumento sem cessar de uma cultura da interatividade microeletrônica e digital. O mundo on-line, em tempo real, vai abolindo esse nosso tradicional espaço territorial e de fronteiras fixas. [...] Com essa coletivização da informação, cresce a cultura pop, que toma conta da imaginação do mundo, principalmente dos jovens. São os grandes espetáculos de tevê e do cinema, como os seriados americanos, [...] os clips de pop stars [...] ou ainda a transmissão de grandes espetáculos de massa, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas [...]: é a cultura de massa global. [...]

BRIGAGÃO, Clóvis; RODRIGUES, Gilberto M. A. Globalização a olho nu: o mundo conectado. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 63-64.

a) O que o autor quis dizer com “o novo ‘modelo’ de civilização a que estamos presenciando”?
b) O que é a cultura de massa global?

RESPOSTA:
a) O autor trata da comunidade virtual, em que os “cidadãos das redes” compartilham ideias e comportamentos. 
b) Pode-se considerar a cultura de massa como um efeito da globalização, pois ele resulta da abertura dos mercados em âmbito global e das facilidades de distribuição derivadas do desenvolvimento das telecomunicações e dos transportes. Exemplos: a moda, os filmes, as sitcoms estadunidenses etc.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 4 - ATIVIDADE 5

Nenhum comentário: