Leia o texto a seguir e responda às questões.
Os fluxos contínuos de informação e imagens misturam-se com os lançamentos financeiros, através dos mercados transnacionais que funcionam 24 horas ao dia: é a comunidade virtual de produtores e consumidores, telespectadores e cyberspaces – cidadãos das redes – que compartilham ideias, comportamentos e manias [...].
Esse parece ser o novo ‘modelo’ de civilização a que estamos presenciando, com o aumento sem cessar de uma cultura da interatividade microeletrônica e digital. O mundo on-line, em tempo real, vai abolindo esse nosso tradicional espaço territorial e de fronteiras fixas. [...] Com essa coletivização da informação, cresce a cultura pop, que toma conta da imaginação do mundo, principalmente dos jovens. São os grandes espetáculos de tevê e do cinema, como os seriados americanos, [...] os clips de pop stars [...] ou ainda a transmissão de grandes espetáculos de massa, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas [...]: é a cultura de massa global. [...]
BRIGAGÃO, Clóvis; RODRIGUES, Gilberto M. A. Globalização a olho nu: o mundo conectado. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 63-64.
a) O que o autor quis dizer com “o novo ‘modelo’ de civilização a que estamos presenciando”?
b) O que é a cultura de massa global?
RESPOSTA:
a) O autor trata da comunidade virtual, em que os “cidadãos das redes” compartilham
ideias e comportamentos.
b) Pode-se considerar a cultura
de massa como um efeito da
globalização, pois ele resulta
da abertura dos mercados em
âmbito global e das facilidades
de distribuição derivadas do
desenvolvimento das telecomunicações e dos transportes.
Exemplos: a moda, os filmes, as
sitcoms estadunidenses etc.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário