PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Questão de História - UNICAMP 2021 - Os aposentos comuns são aqueles aos quais o povo pode ir

UNICAMP 2021 - Os aposentos comuns são aqueles aos quais o povo pode ir, como os vestíbulos e pátios. Assim, magníficos vestíbulos, aposentos e átrios não são necessários para as pessoas de fortuna comum, pois visitam, mas não são visitados. As casas de banqueiros deveriam ser mais espaçosas e vistosas, protegidas contra ladrões. Advogados e retóricos deveriam morar com elegância. Para aqueles que ocupam cargos e magistraturas, deveriam ser feitos vestíbulos reais, amplos e devidamente decorados com grandeza. 
(Adaptado de Vitrúvio, “Sobre a Arquitetura”, em Pedro Paulo Funari, Antiguidade Clássica. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 81.) 
O arquiteto romano Vitrúvio expressa, em seu texto clássico sobre os princípios da Arquitetura, 

a) a naturalização das diferenças sociais impressas na vida material, já que as habitações ditas comuns deveriam ser simples e as dos enriquecidos deveriam ser espaçosas e vistosas. 
b) a resistência contra as diferenças sociais impressas na vida material, já que as habitações de pessoas de fortuna comum, magistrados e funcionários públicos deveriam ser iguais. 
c) a percepção das diferenças sociais durante todo o Império Romano, materializadas nas habitações, e a busca por moradias mais belas e espaçosas para todos. 
d) a determinação em conservar as diferenças sociais no Império Romano, a partir de políticas públicas de construção de moradias amplas para pessoas de fortuna comum.

RESPOSTA:
Letra A.

O texto apresentado descreve os tipos de moradia que se destinam às classes sociais (aposentos comuns para o povo; casas espaçosas e vistosas para banqueiros; moradias elegantes para advogados e retóricos e vestíbulos reais para magistrados). Essa descrição demonstra, em primeiro lugar, que havia classes sociais distintas hierarquicamente em Roma e, em segundo lugar, que essas diferenças sociais se expressavam materialmente nas moradias de cada grupo, naturalizando, assim, a desigualdade.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / UNICAMP 2021 - 
1° FASE - 1° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 ( E e G)

1° FASE - 2° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 (Q e Z)

2° FASE - 1° DIA : Questão 10 -

2° FASE - 2° DIA : Questão 01 - Questão 02 - Questão 11 - Questão 12 - Questão 13 - Questão 14 - Questão 15 - Questão 16 - 

Nenhum comentário: