UNICAMP 2021 - Entre os anos de 1930 e 1960, a prática social do baile se impôs como um dos entretenimentos mais cultuados pelos paulistanos, juntamente com o cinema. No momento em que São Paulo assume as feições de uma grande metrópole, os bailes passaram a demarcar o calendário das festas na cidade: aniversário dos clubes, coroamento de concursos de miss, bailes de debutantes, réveillon, etc. Quanto ao ritmo, a presença marcante do jazz se fazia notar nesse clima de alvorecer do cosmopolitismo paulista. Ao ser conquistada pela moda da dança, São Paulo foi engolfada por uma onda que se acentuou no pós-guerra nas grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa.
(Adaptado de Francisco Rocha, “Na trilha das grandes orquestras. O ABC da cidade moderna. Aviões, Baile e Cinema”, em José Geraldo Vince de Moraes e Elias Thomé Saliba (orgs.), História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010, p. 382-383.)
A partir do enunciado e de seus conhecimentos responda às questões abaixo.
a) Explique as funções dos bailes, entre os anos de 1930 e 1960, na formação de um ideário de São Paulo como uma cidade cosmopolita.
b) Caracterize o mundo do trabalho nas cidades brasileiras no contexto do pós-guerra.
RESPOSTA:
a) Entre os anos 1930 e 1960, os bailes exerceram um importante papel de sociabilidade entre os paulistanos. Em certo aspecto, suas realizações vinculam São Paulo com um ideário cosmopolita, uma vez que as músicas tocadas nesses bailes (o próprio estilo musical do jazz) eram as que naquelas décadas possuíam uma grande disseminação na América do Norte e na Europa, assim como os tipos de danças e mesmo o formato de realização desses bailes. Vale apontar também que se trata de um tipo de sociabilidade que (nesses formatos e estilos) ocorriam principalmente entres setores da classe média e da elite de São Paulo, precisamente os grupos que buscavam com maior ênfase vivenciar esse ideal cosmopolita (pautando-se gradativamente pela cultura norte-americana ao longo dessas décadas em que ela se fazia cada vez mais presente no Brasil, em função do estreitamento das relações entre os dois países).
b) O mundo do trabalho nas cidades brasileiras, no contexto do pós-guerra, foi caracterizado principalmente pela expansão do setor industrial e do setor de comércios e serviços. A industrialização notada em algumas cidades do Brasil ampliou significativamente a presença de um proletariado urbano assalariado e empobrecido, garantindo a mão de obra em fábricas que, além dos bens de consumo não duráveis, produziam cada vez mais bens de consumo duráveis. Parte significativa dessa força de trabalho se mobilizava politicamente por meio de sindicatos e partidos políticos. Além disso, o setor de serviços urbanos acompanhou o ritmo de crescimento e de metropolização de algumas cidades, ampliando as classes médias em uma ampla variedade de cargos de trabalho em escritórios, empresas de comunicação, transportes, etc. Assim como no setor industrial, grande parte dessas empresas do setor de comércios e serviços urbanos era vinculada ao capital internacional.
LEIA TAMBÉM:
Questões de História / UNICAMP 2021 -
1° FASE - 1° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 ( E e G)
1° FASE - 2° DIA : Questão 57 - Questão 58 - Questão 59 - Questão 60 - Questão 61 - Questão 62 - Questão 63 - Questão 64 (Q e Z)
2° FASE - 1° DIA : Questão 10 -
2° FASE - 2° DIA : Questão 01 - Questão 02 - Questão 11 - Questão 12 - Questão 13 - Questão 14 - Questão 15 - Questão 16 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário