Questão 46 - UFRR 2018/E3 - O exercício da leitura e escrita entre jovens nas escolas brasileiras é um desafio diário. No Antigo Egito, a prática da leitura e escrita envolvia muitas etapas, como mostra o fragmento do texto, abaixo.
―Os aprendizes da escrita, que ingressavam na escola […] por volta dos cinco anos […] deveriam aprender a escrever, a ler e a realizar pequenos cálculos. O treinamento era aplicado por professores, escribas profissionais e sacerdotes que não se encontravam a serviço do culto templário. Incentivava-se a cópia de textos […] úteis para instruí-los sobre sua conduta e o modo de vida […]. Como suporte para essas cópias os jovens estudantes empregavam lascas de calcário ou fragmentos de cerâmica […], raramente teriam como praticar a escrita em um papiro […], visto que se tratava de um material caro e de difícil confecção. Este só era destinado àqueles que possuíam a experiência e o conhecimento necessário com o pleno domínio das regras de sintaxe e da ortografia‖.
(SANTOS, M. Elias. A Formação dos escribas entre os egípcios antigos. Philía. Jornal Informativo de História Antiga. Rio de Janeiro, ano XIII, n.38, abr./maio/jun.2001).
Sobre a escrita desenvolvida no Antigo Egito, pode-se afirmar que:
A) As formas de escritas encontradas no Egito Antigo não puderam ser comprovadas, cientificamente, como originárias da região da África.
B) Na pedra da Roseta havia escritos egípcios em hieróglifo, demótico e grego. Foi decifrada e traduzida pelo linguista francês Jean-François Champollion.
C) Os hieróglifos não foram decodificados, sendo a decifração destes, um mistério para os historiadores até os dias atuais.
D) A escrita demótica encontrada por volta do ano 700 a.C., possibilitou aos historiadores entenderem a vida do jovem Faraó Tutankhamon (Tutancâmon).
E) A escrita hierática era utilizada somente pelos escribas mais próximos do faraó, sendo que, o conhecimento e a interpretação destes textos eram dados como mágicos pelos egípcios.
Questão 47 - UFRR 2018/E3 - O Inglês William Shakespeare (1564-1616), na obra Hamlet, expressa a concepção sobre o ser humano afirmando: ―Que obra-prima, o homem! Quão nobre pela razão! Quão infinito pelas faculdades! Como é significativo e admirável na forma e nos movimentos! Nos atos, quão semelhantes aos anjos! Na apreensão como se aproxima aos deuses, adorno do mundo, modelo das criaturas!‖.
(SHAKESPEARE, William. A trágica história de Hamlet. Disponível em . Acesso em 10 ago. 2017).
Sobre o retorno ao conhecimento da Antiguidade clássica, chamado de Renascimento, pode-se afirmar:
A) Os artistas e intelectuais do Renascimento atribuíram à Idade Média, o momento de maior expressão e valorização cultural da Antiguidade clássica.
B) A estagnação cultural dos gregos e romanos na Antiguidade clássica despertou nos renascentistas um desejo de modificar a arte na Península Itálica.
C) O Renascimento é considerado um período de pouca produção artística e cultural, devido ao fato das obras de arte serem semelhantes às da Antiguidade clássica.
D) Os humanistas no Renascimento podem ser considerados como os que buscavam valorizar, criticar e observar os seres humanos e a natureza, através da razão e do raciocínio lógico.
E) Os renascentistas não procuravam produzir esculturas e pinturas que viessem retratar personagens bíblicos.
Questão 48 - UFRR 2018/E3 - Assinale a alternativa que corresponde às características do homem no Paleolítico:
A) praticava a agricultura e o comércio nos pequenos núcleos urbanos.
B) desenvolvia grandes sistemas de irrigação e drenagens, com complexas construções em formas de pirâmides.
C) trabalhava na metalúrgica, em especial, na fabricação de armas de guerra e instrumentos agrícolas.
D) vivia de atividades como a caça e coleta de frutos silvestres, habitando em regiões de savanas e utilizando acampamentos provisórios.
E) abandonou a caça e a coleta, tornando-se sedentário no desenvolvimento de práticas agrícolas e do pastoreio.
Questão 49 - UFRR 2018/E3 - Durante o período colonial, algumas atividades econômicas foram responsáveis por um processo de interiorização que alargou os domínios portugueses na América para além do Tratado de Tordesilhas. Assinale a alternativa que se refere CORRETAMENTE a essas atividades.
A) O bandeirismo foi um tipo de atividade econômica exercida com exclusividade por fidalgos portugueses que viram na apreensão dos nativos e na busca por minérios, uma forma de alargar as fronteiras.
B) Durante o período colonial a pecuária ficou restrita ao litoral, dando suporte à atividade canavieira.
C) A busca pelas drogas do sertão foi incessante durante o século XVI e marcou a expansão territorial portuguesa rumo ao sul, enquanto as bandeiras de resgate marcaram a apreensão de indígenas no centro oeste e levaram à descoberta do ouro.
D) As bandeiras de contrato, prospecção e resgate, bem como a criação de gado e a busca por produtos exóticos com grande apelo no mercado europeu, foram atividades econômicas diretamente relacionadas ao alargamento das fronteiras do império português na América.
E) Voltada para o comércio intercontinental e marcada pela produção canavieira, a economia colonial não esteve diretamente relacionada com o alargamento das fronteiras.
Questão 50 - UFRR 2018/E3 - Leia o trecho da reportagem abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
―O senador Romero Jucá disse, em vídeo publicado em suas redes sociais, que marcou posição pela expulsão da Venezuela do Mercosul e fechamento da fronteira: ‗Semana que vem, vou com a prefeita Teresa Surita na Casa Civil falar sobre nossa posição‘. A Folha procurou a assessoria de Jucá, que informou que o senador fará, nesta quinta-feira, 17, um pronunciamento em seus perfis das redes sociais esclarecendo os pontos dessa proposta.‖
FOLHAWEB. Telmário é contra proposta de Jucá de fechamento da fronteira”. 17/08/2017. Disponível em < http://www.folhabv.com.br/noticia/Telmario-e-contra-proposta-de-Jucade-fechamento-da-fronteira/31376>
A) A chegada em massa de venezuelanos a Roraima em 2017 está diretamente relacionada com os conflitos armados entre Venezuela e Colômbia, a exemplo do que ocorreu durante o processo de independência no século XIX.
B) As relações políticas e econômicas entre Brasil e Venezuela sempre foram restritas de tal modo que um conflito diplomático entre os países não impactaria os estados amazônicos como Roraima.
C) As políticas de incentivo à migração marcaram a história da Amazônia e de Roraima nos séculos XIX e XX. Apesar disso, a polêmica e a resistência contra a chegada de imigrantes pobres também foram observadas durante o boom do garimpo em Roraima, no fim dos anos 80.
D) A invasão de áreas indígenas de Roraima pela etnia Warau foi o motivo pelo qual se cogitou o fechamento das fronteiras.
E) Historicamente, desde o século XIX, os movimentos de migração foram responsáveis pelo declínio da economia de Roraima.
Questão 51 - UFRR 2018/E3 - É correto afirmar sobre o Bolivarismo e a Doutrina Monroe:
A) Defenderam, no início do século XX, a ideia de que a América deveria ser liderada pelos Estados Unidos.
B) Ambas as políticas lutavam contra a influência crescente dos países europeus sobre a Ásia e a África, conhecida como imperialismo.
C) A Doutrina Monroe surge no século XIX e pregava o lema ―América para os americanos‖, apoiando as independências no continente. Já o Bolivarismo é a política socialista desenvolvida pelo presidente Hugo Chaves e seguida por seu sucessor, Maduro, no início do século XXI.
D) São políticas que geraram grande oposição durante a guerra fria, sendo que a primeira marcava uma postura socialista e a segunda uma postura capitalista.
E) São políticas desenvolvidas no século XIX pelos jovens países americanos que pretendiam, respectivamente, promover integração entre os países sul-americanos e defender a autonomia da América, com menor ingerência europeia sobre o continente.
Questão 52 - UFRR 2018/E3 - Segundo pesquisa divulgada em 26/06/2017 pelo Centro Levada, Josej Stálin foi a figura pública mais notável da história mundial para os russos.
(fonte: Folha de S. Paulo, 26/06/2017, disponível em . Acesso em 08/08/2017)
Figura emblemática do século XX, Stálin tornou-se importante historicamente em função de sua atuação:
A) no papel de estrategista da retomada do poder pelos Czares, após a derrota da Rússia para os japoneses no início do século XX.
B) na liderança da URSS durante a Segunda Guerra Mundial, na qual consolidou a posição do país como a superpotência rival dos Estados Unidos na chamada Guerra Fria.
C) na retomada do diálogo democrático com os húngaros após a Insurreição Húngara.
D) no desenvolvimento das Instituições financeiras internacionais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, as quais irradiaram o poderio soviético por todo o Ocidente.
E) na formulação da Nova Política Econômica (NEP), que foi fundamental para o desenvolvimento da indústria bélica soviética capaz de garantir a vitória desse país na Primeira Guerra Mundial.
Questão 53 - UFRR 2018/E3 - ―Os chanceleres do Mercosul decidiram no dia 05/08/2017, por consenso, suspender a Venezuela do bloco – formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – por ruptura da ordem democrática. A sanção foi aplicada com base nas cláusulas do Protocolo de Ushuaia, assinado em 1998. Entre as exigências para que a questão seja revista estão a ‗libertação dos presos políticos, a restauração das competências do Poder Legislativo, a retomada do calendário eleitoral e anulação da convocação da Assembleia Constituinte‘, diz o documento assinado durante o encontro‖.
(Disponível em . Acesso em 08/08/2017).
Sobre o processo de formação do Mercosul, é CORRETO afirmar que:
A) Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai decidiram seguir a liderança da Venezuela e estabelecer por meio do Mercosul a concretização do projeto de Simón Bolívar de uma América Unida.
B) A Venezuela como membro fundador do Mercosul estabeleceu convênios com o Brasil no sentido de garantir o fornecimento de energia para a região do estado de Roraima, recebendo como contrapartida uma série de investimentos brasileiros na PDVSA (Petróleos de Venezuela).
C) Em virtude do auge da Guerra Fria em 1998, o Protocolo de Olivos estabeleceu que para fazer parte do Mercosul os países deveriam assumir compromissos como a cláusula democrática e de desarmamento de suas forças armadas.
D) Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela assinaram o Tratado de Assunção em 1991 no sentido de estabelecer um processo de aproximação que culminou com a criação em 2002 do grupo chamado ―Amigos da Venezuela‖.
E) A partir do Tratado de Assunção em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai decidiram instituir o Mercado Comum do Sul.
Questão 54 - UFRR 2018/E3 - ―[...] política e a ação devem ser privilégio de uma minoria: as grandes deliberações nascidas de liberdades democráticas levam necessariamente o país a agitações e ao aproveitamento da situação por um grupo muitas vezes o menos capaz. À minoria deliberativa no plano federal deve corresponder outra minoria deliberativa dos Estados. Esta representação aristocrática é o cerne de seu pensamento. Consequentemente, o problema apresentase como a garantia de estabilização das atuais oligarquias no poder‖.
(Carone, E. A Primeira República – 1889-1930. Rio de Janeiro, Difel. 1976, p. 103)
O fragmento acima descreve uma das características mais marcantes da Primeira República, que é
A) o Populismo.
B) o Avanço dos Direitos Sociais.
C) o Sindicalismo.
D) o Pacto Oligárquico.
E) o Messianismo expresso na Política do Café com Leite.
GABARITO
46 - B
47 - D
48 - D
49 - D
50 - C
51 - E
52 - B
53 - E
54 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário