PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2017 - UDESC

Questão 40 - UDESC - 2017.1 - “Por meio da interligação dos reservatórios por um canal, o chamado modelo de usina a fio d’água permitiu que Belo Monte ocupasse uma área 60% menor do que a prevista no projeto original. A mudança garantiu que nenhuma aldeia indígena próxima ao empreendimento fosse inundada e a hidrologia do rio ____________________, preservada. A piracema também não foi comprometida, graças à colocação de escadas de peixes que preservam o equilíbrio da fauna aquática do rio”. Disponível em http://www.brasil.gov.br/governo/2016/05/dilma-inaugura-usina-hidreletrica-de-belo-monte, acessado em agosto de 2016. 
O nome do rio que completa corretamente as lacunas do texto acima é: 
A. ( ) Xingu 
B. ( ) Madeira 
C. ( ) Teles Pires 
D. ( ) Juruá 
E. ( ) Guaporé

Questão 41 - UDESC - 2017.1 - Sobre os fatores climáticos que interferem na formação de desertos pelo globo, assinale a alternativa correta. 
A. ( ) As vertentes a barlavento de cordilheiras são menos suscetíveis à chegada de umidade que as vertentes a sotavento, sendo, por isso, aquelas mais suscetíveis à formação de desertos que estas. 
B. ( ) Correntes marítimas frias tornam estável a atmosfera dos locais, promovendo a formação de desertos no litoral. 
C. ( ) A continentalidade é um importante fator formador de desertos, pois diz respeito a distância de áreas oceânicas, como é o caso do deserto do Atacama. 
D. ( ) Áreas com predomínio de sistemas de baixa pressão atmosférica são mais suscetíveis à formação de desertos que as áreas com predomínio de sistemas de alta pressão. 
E. ( ) Depressões interplanálticas são áreas fortemente suscetíveis à desertificação na região equatorial.

Questão 42 - UDESC - 2017.1 - Três propriedades rurais, A, B e C, de formato quadrado, são representadas em mapas com diferentes escalas, sendo que a propriedade A é representada com 3 centímetros de lado em um mapa de escala 1:100.000; a propriedade B é representada com 6 centímetros de lado em um mapa de escala 1:50.000 e a propriedade C é representada com 9 cm de lado em um mapa de escala 1:10.000. A partir dessas informações, é possível afirmar: 
A. ( ) a área da propriedade A é maior que a área da propriedade B. 
B. ( ) a área da propriedade C é maior que a área da propriedade B. 
C. ( ) a área da propriedade B é o dobro da área da propriedade A. 
D. ( ) a área da propriedade B é a metade da área da propriedade C. 
E. ( ) as propriedades A e B têm a mesma área.

Questão 43 - UDESC - 2017.1 - A economia de Santa Catarina é extremamente diversificada. No território catarinense são desenvolvidas atividades econômicas no ramo da indústria, do extrativismo (animal, vegetal e mineral), da agricultura, da pecuária, da pesca e do turismo. Santa Catarina é, hoje, o quinto Estado mais rico do País. Com relação à economia de Santa Catarina, considere as proposições. 
I. O setor com maior participação no PIB catarinense é o terciário, seguido pelo secundário e por último o primário. 
II. A agricultura catarinense pode ser caracterizada por pequenas propriedades, policultura e mão de obra familiar. 
III. O grande destaque da pecuária é o rebanho bovino, localizado, principalmente, na região Oeste. 
IV. Os imigrantes europeus que chegaram ao Brasil, no século XIX, e possuidores de grandes capitais para investimento, foi um dos motivos para o desenvolvimento da indústria catarinense. 
Assinale a alternativa correta: 
A. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 44 - UDESC - 2017.1 - O Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em 26 de março de 1991. Os objetivos principais do Tratado de Assunção são: A integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Com relação ao MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta. 
A. ( ) O MERCOSUL não possui código aduaneiro comum, apesar de a tarifa externa comum ser um dos seus objetivos inicias. 
B. ( ) Todos os países da América do Sul participam do MERCOSUL, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado. 
C. ( ) Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela como Estado Parte. 
D. ( ) Guiana e Suriname foram os últimos países a fazer parte do MERCOSUL como Estados Associados, em 2013. 
E. ( ) Com mais de 310 milhões de barris em reservas certificados pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o MERCOSUL possui a maior reserva de petróleo do mundo, apresentando-se como um dos principais potenciais energéticos do planeta.

Questão 45 - UDESC - 2017.1 - O processo de modernização agrícola, iniciado ainda no final do século XIX, com os avanços da energia a vapor, da mecânica, da genética vegetal, dos descobrimentos da química agrícola, tem continuidade, em âmbito mundial, nos setores agrários capitalizados. Esta Segunda Revolução Agrícola, apoiada por um conjunto de incentivos de políticas agrárias nos Estados Unidos e na Europa, e daí para os países em desenvolvimento, ficou conhecida internacionalmente como: 
A. ( ) Revolução Transgênica 
B. ( ) Revolução Verde 
C. ( ) Agricultura Biodinâmica 
D. ( ) Permacultura 
E. ( ) Agroecologia

Questão 46 - UDESC - 2017.1 - O Aquífero Guarani é um dos maiores aquíferos do mundo. Sua localização abrange parte do Brasil, do Paraguai, do Uruguai e da Argentina e constitui a principal reserva de água subterrânea da América do Sul. Sobre o Aquífero Guarani, analise as proposições. 
I. A maior parte do Aquífero Guarani localiza-se no subsolo do Brasil. 
II. Os estados do Brasil onde está localizado o Aquífero são: Amazonas, Rio Grande do Norte e Pará. 
III. O termo Guarani, para nomear o Aquífero, foi sugerido por um geólogo e aprovado em reunião de pesquisadores, em homenagem aos índios guaranis que primeiramente ocupavam a região do Aquífero. 
IV. As águas do Aquífero são todas de confinamento, não havendo nenhuma área de afloramento. 
V. A água do Aquífero poderia abastecer a população brasileira por centenas de anos. Assinale a alternativa correta: 
A. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. 
D. ( ) Somente a afirmativa V é verdadeira. 
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 47 - UDESC - 2017.1 - A centralização do mapa-múndi na Europa foi criada e sedimentada pela projeção de Mercator e pelo seu uso dominante ao longo de séculos. Essa projeção é originalmente de 1569 e a Europa ficou centrada após a inclusão das Américas, com o acréscimo do “novo mundo” ao mapa de Ptolomeu.

Com base no mapa e na informação acima, analise as proposições. 
I. A projeção de Mercator faz com que a precisão na medição das distâncias seja tanto prejudicada quanto maior for a longitude da rota medida. 
II. Os primeiros mapas do cartógrafo belga foram elaborados no intuito de orientar os navegantes na expansão marítima e comercial do século 16. 
III. Há vários tipos de projeções que são classificadas em três grupos básicos: cilíndricas, cônicas e azimutais. A referida projeção de Mercator é um exemplo de projeção cilíndrica. 
IV. A projeção de Mercator presta-se à comparação das áreas das superfícies ou para medir distâncias. 
Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
E. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

Questão 48 - UDESC - 2017.1 - Os países nórdicos, situados na terras mais setentrionais do continente europeu, apresentam fortes limitações agrícolas em virtude do clima rigoroso. Observe o mapa.

Com base na informação e no mapa, analise as proposições em relação a esta região. 
I. O relevo montanhoso da península escandinava intercepta as massas de ar oceânicas úmidas, conformando nos vales de origem glacial uma numerosa rede de pequenas bacias fluviais. 
II. A Finlândia é uma extensa área de terras baixas, pontilhada de lagos situados em diferentes níveis, de onde se origina forte riqueza hidráulica. 
III. O mar entra em toda a região. A mistura das águas quentes da corrente do Golfo e das frias da região produz alta piscosidade. 
IV. A maior parte do território da região é coberta pela floresta de coníferas, base da produção madeireira. 
V. O Mar Báltico, que banha a Suécia e a Finlândia, no inverno tem suas águas congeladas, interrompendo a ativa navegação do verão, quando são intensas as relações comerciais desses países com o exterior. 
Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 
E. ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

Questão 49 - UDESC - 2017.1 - Na década de 1960, quando dois blocos politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer inovação poderia contribuir para essa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos. Assim, essas duas superpotências investiram em pesquisas militares na busca de aperfeiçoamento dos meios de comunicação, sendo um dos fatores que contribuiu para o surgimento da internet. Assinale a alternativa que contém a anamorfose que melhor representa a distribuição de usuários de internet no mundo.

Questão 50 - UDESC - 2017.1 - Sobre os paralelos notáveis, assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Quatro unidades da federação brasileira são cortadas pela linha do equador. 
B. ( ) A Antártida não é cortada pelo círculo polar antártico. 
C. ( ) Nenhum país europeu é cortado pelo círculo polar ártico. 
D. ( ) Pelo menos um dos estados contíguos norte-americanos é cortado pelo trópico de Câncer. 
E. ( ) A Indonésia é cortada pelo trópico de Capricórnio.

GABARITO
40. A 
41. B 
42. E 
43. D 
44. A 
45. B 
46. C 
47. A 
48. E 
49. D 
50. A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...