PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 23 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2010 - UDESC

Questão 31 - UDESC - 2010.2 - Levando em consideração a localização das formas de relevo, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Coluna 1
1. Cordilheira dos Andes
2. Cadeia do Atlas
3. Cordilheira do Himalaia
4. Cordilheira dos Apalaches
5. Alpes

Coluna 2
( ) Ásia
( ) América do Sul
( ) África
( ) Europa
( ) América do Norte

Assinale a alternativa que contém a sequência correta (de cima para baixo): 
a. ( ) 4 – 2 – 1 – 3 – 5 
b. ( ) 1 – 5 – 4 – 3 – 2 
c. ( ) 2 – 3 – 5 – 1 – 4 
d. ( ) 3 – 1 – 2 – 5 – 4 
e. ( ) 5 – 4 – 3 – 2 – 1

Questão 32 - UDESC - 2010.2 - Sobre as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), pode-se afirmar, exceto: 
a. ( ) Os impactos ambientais provocados pelas PCHs são equivalentes aos das usinas de energia produzidas por meio do lixo urbano. 
b. ( ) Uma das vantagens das PCHs é o baixo impacto ambiental entre os geradores de energia, menor volume de investimentos e prazo de conclusão mais curto. 
c. ( ) O problema das PCHs é o fato de produzirem energia de baixa voltagem, sendo apropriadas apenas a cidades cujo sistema elétrico opera a 110v. 
d. ( ) Santa Catarina é o quarto Estado brasileiro em número de PCHs e o terceiro em potencial instalado. 
e. ( ) As PCHs têm potencial entre 1 e 30 megawatts e colaboram com aproximadamente 2% da energia consumida no Brasil.

Questão 33 - UDESC - 2010.2 - Em relação à população, a maior cidade brasileira é: 
a. ( ) Brasília 
b. ( ) Rio de Janeiro 
c. ( ) São Paulo 
d. ( ) Salvador 
e. ( ) Fortaleza

Questão 34 - UDESC - 2010.2 - O ano de 2010 começou com grandes tragédias sísmicas. No dia 12 de janeiro um terremoto de 7 pontos na escala Richter atingiu o Haiti, deixando milhares de mortos. Dia 27 de fevereiro outro terremoto de grande magnitude (8,8 pontos na escala Richter) atingiu o Chile, fazendo centenas de mortos. 
Assinale a alternativa correta sobre os terremotos. 
a. ( ) Estima-se que os terremotos aconteçam às centenas por ano, mas predominantemente em áreas marítimas, por isso não causam tantos danos à população. 
b. ( ) Terremotos são movimentos naturais da crosta terrestre que se propagam por meio de vibrações, podendo ser percebidos diretamente ou por meio de instrumentos. 
c. ( ) A ocorrência de terremotos não se relaciona à presença das placas tectônicas. A elas somente se pode relacionar a presença do fenômeno designado vulcanismo. 
d. ( ) No Brasil não ocorrem terremotos, apenas acomodações da crosta terrestre, que são fenômenos distintos daqueles. 
e. ( ) Terremotos e maremotos têm origens distintas, sendo estes últimos mais relacionados aos testes nucleares nos oceanos.

Questão 35 - UDESC - 2010.2 - Os dados sobre as correntes imigratórias no Brasil consideram apenas a imigração livre – oficial – e desconsideram a corrente africana, uma das mais importantes até 1850. Sobre as correntes imigratórias no Brasil, pode-se afirmar que: 
I. estima-se que ingressaram no Brasil cerca de quatro milhões de negros no período entre 1550 e 1850; 
II. dentre as correntes europeias, a mais importante foi a portuguesa; numericamente foi a mais expressiva e espalhou seu contingente por todo o território nacional; 
III. a segunda maior corrente europeia de imigração no Brasil foi a alemã, cuja população se instalou na região Sul e Centro-Oeste brasileira; 
IV. a imigração japonesa foi uma das mais recentes – a partir dos anos 1950 – e superou em pouco tempo a imigração espanhola no Brasil. Sua localização se concentrou nos estados do Sudeste e Norte do país; 
V. em 1934 o governo Getúlio Vargas criou a Lei de Cotas de Imigração e passou a controlar a entrada de estrangeiros no país. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. 
b. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
d. ( ) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras. 
e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 36 - UDESC - 2010.2 - A vegetação é o reflexo das condições naturais de solo e clima do lugar onde ela se encontra. Os elementos climáticos, principalmente a temperatura e a umidade, são determinantes para o tipo de vegetação de uma área. 
Sobre a vegetação, pode-se afirmar, exceto: 
a. ( ) Latifoliadas: plantas de folhas largas, de regiões muito úmidas, o que lhes permite intensa transpiração. 
b. ( ) Caducifólias: plantas que nunca perdem suas folhas e permanecem verdes o ano todo, independente das estações frias ou secas. 
c. ( ) Aciculifoliadas: folhas em forma de agulha, como os pinheiros. Quanto menor a superfície das folhas, menos intensa é a transpiração e maior é a retenção de água pela planta. 
d. ( ) Tropófilas: plantas adaptadas à estação seca e à úmida. 
e. ( ) Higrófilas: plantas adaptadas a muita umidade, sendo necessariamente perenes (apresentam folhas o ano todo).

Questão 37 - UDESC - 2010.2 - Sobre o uso das sacolas plásticas descartáveis e o impacto ambiental provocado por elas na natureza, pode-se afirmar, exceto: 
a. ( ) A partir de novembro de 2010, os estabelecimentos privados e públicos de Florianópolis só deverão fornecer e utilizar sacolas ambientalmente corretas – confeccionadas prioritariamente com papel, tecido ou plástico oxibiodegradável. 
b. ( ) O consumo anual de sacolas de plástico no Brasil é superior a 17 bilhões de unidades. Cerca de 80% delas viram sacos de lixo e acabam em aterros sanitários.
 c. ( ) As sacolas plásticas tradicionais levam em média 200 anos para se decomporem, enquanto as oxibiodegradáveis podem levar 18 meses, dependendo da estrutura molecular dos materiais e das condições que favorecem a biodegradação. 
d. ( ) No mundo há mais de 60 países que já incentivam o uso de sacolas ecológicas, por meio de medidas governamentais. 
e. ( ) A desvantagem do uso das sacolas plásticas de polietileno é o custo, a impermeabilidade, a impossibilidade de reciclagem, sem falar na demorada degradação.

Questão 38 - UDESC - 2010.2 - Sobre as Reservas Extrativistas (Resex), pode-se afirmar, exceto: 
a. ( ) Reserva Extrativista é uma área de uso sustentável dos recursos naturais, utilizada por populações tradicionais, cuja sobrevivência se baseia no extrativismo. 
b. ( ) O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é a maior Reserva Extrativista da América Latina. 
c. ( ) Há um processo de instalação de uma Resex em Garopaba e Imbituba, que poderá fortalecer a pesca artesanal e favorecer a preservação ambiental.
d. ( ) A Reserva Extrativista é a única categoria de proteção originalmente brasileira. As outras formas, como os parques e as áreas de preservação permanente, são uma cópia de ações anglo-americanas. 
e. ( ) A instalação das Resex quase sempre gera conflito entre grupos de interesses antagônicos: os que pretendem preservar a natureza para as gerações futuras, e os que enxergam a natureza como recursos e querem extrair dela todo o lucro possível, sem se importar com a preservação.

Questão 39 - UDESC - 2010.2 - Sobre a geração de energia, pode-se afirmar, exceto: 
a. ( ) O Brasil é um grande produtor de energia. Há usinas binacionais, como a Itaipu, por isso nunca houve no País problemas no abastecimento no setor. 
b. ( ) O lixo pode ser uma fonte de energia. Na Holanda 1/3 das residências já é abastecida com energia produzida a partir do lixo. Se este modelo fosse adotado no Brasil, em cidades com 1 milhão de habitantes, que produzem cerca de 1 mil toneladas de lixo por dia, poderiam ser gerados até 30 MW de energia. 
c. ( ) O Governo Federal optou por estimular a construção de novas termoelétricas para diversificar a matriz energética brasileira. 
d. ( ) Dentre a diversidade de fontes de energia renováveis, pode-se citar a eólica, pouco aproveitada no Brasil. Entre os maiores produtores estão Estados Unidos, Alemanha, Espanha e China. 
e. ( ) A fonte hidroelétrica é a mais importante geração de energia do Brasil, responsável pela maior fatia de energia produzida no País.

Questão 40 - UDESC - 2010.2 - Identifique a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando o país ao fato correspondente.
Coluna 1
1. Honduras
2. Panamá
3. Indonésia
4. Angola

Coluna 2
( ) País da América Latina que sofreu em 2009 um golpe de Estado, alegando-se que o presidente pretendia aprovar a reeleição. A população foi às ruas protestar contra o golpe, contando com o apoio de diversos governos e de organismos internacionais, que se mobilizaram para pôr fim ao golpe e reconduzir ao poder o presidente eleito.
( ) É o maior arquipélago do planeta. São mais de dez mil ilhas espalhadas no Nordeste do Oceano Índico. É o quarto país mais populoso do mundo, com mais de 237 milhões de habitantes (estimativa de 2008), a maioria islâmica. A maior parte da população trabalha na agricultura, mas a economia é baseada na exportação de petróleo e gás natural liquefeito.
( ) Seu território já pertenceu à Colômbia e abriga o canal transoceânico entre o Atlântico e o Pacífico; tal canal completou 95 anos de funcionamento em agosto de 2009.
( ) Uma antiga colônia de Portugal; foi colonizada no século XV e permaneceu como sua colônia até à independência em 1975. Apesar de a maior parte da população viver em estado de pobreza, o país é produtor de petróleo e exportador de diamante.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. 
a. ( ) 4 – 3 – 2 – 1 
b. ( ) 2 – 1 – 3 – 4 
c. ( ) 1 – 3 – 2 – 4 
d. ( ) 1 – 4 – 2 – 3 
e. ( ) 3 – 4 – 1 – 2

GABARITO
31 - D
32 - C
33 - C
34 - B
35 - A
36 - B
37 - E
38 - D
39 - A
40 - C

Nenhum comentário: